A Liga Nacional de Futsal (LNF) divulgou na semana passada a tabela extraoficial para a edição 2016. A Alaf estreará fora de casa contra o Atlântico, em Erechim, no dia 16 de abril. Ao contrário da última temporada, o Magnus Futsal, time do astro Falcão, não jogará em Lajeado.
Como em 2015, os times se enfrentarão entre si na primeira fase, mas, ao invés dos 14 da edição passada, 16 se classificarão para a fase seguinte. A principal mudança é que, da segunda fase em diante, não haverá formação de grupos, como nos anos anteriores: os 16 classificados disputarão a fase de oitavas de final em dois jogos (se necessário haverá prorrogação e disputa de pênaltis para a definição do classificado). A mesma metodologia será adotada nas quartas de final e nas semifinais. Na final, poderá acontecer uma terceira partida, se houver dois empates ou vitórias alternadas. Persistindo o empate, haverá prorrogação e, até, pênaltis. O início da competição será no dia 15 de abril, com o término da primeira fase no dia 31 de agosto.
Para o presidente Alexandre Heisler, a tabela deste ano favorece a Alaf, pois enfrentará equipes menos tradicionais em casa. “Teoricamente é mais tranquilo, mas a competição é muito nivelada.” Ele salienta que o apoio do torcedor será fundamental para alcançar o objetivo de ficar entre os oito primeiros colocados.
O presidente salienta que pode haver mudanças na tabela de jogos. Segundo ele, está sendo negociado com a federação a alteração dos jogos diante do Marreco e ACBF.
Viagens mais longas
Somando todas as viagens fora de casa na primeira fase, a Alaf percorrerá cerca de 9.109 mil quilômetros. Veja distâncias de Lajeado às cidades onde disputará jogos:
Atlântico/Erechim (260 quilômetros), Minas Tênis Clube/Belo Horizonte-MG (1.689 quilômetros), São Paulo Futsal/São Bernardo do Campo-SP (1.115 quilômetros), São José Futsal/São José dos Campos-SP (1.777 quilômetros), Unisul/Tubarão-SC (419 quilômetros), Magnus Futsal/Sorocaba-SP (1.050 quilômetros), ACF Futsal/Concórdia-SC (329 quilômetros), SC Corinthians/São Paulo-SP (1.102 quilômetros) e ADC Intelli/Orlândia-SP (1.368 quilômetros).
Paraná com cinco equipes
Entre os clubes participantes, a principal mudança foi a inclusão do Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, no lugar do time de Blumenau-SC. O primeiro representante do sudoeste paranaense alugará a franquia que pertence ao São Caetano-SP, com a possibilidade da aquisição da vaga, após o término do contrato.Outra novidade foi a aquisição de uma das franquias da Penalty pela Copagril/Marechal Cândido Rondon. O time rondonense segue na competição, agora com vaga permanente. Com isso, o Paraná passa a ser um dos estados com o maior número de equipes na LNF (Copagril, Cascavel, Umuarama, Guarapuava e o Marreco), ao lado dos estados de São Paulo e Santa Catarina, que também têm cinco equipes cada. O RS tem quatro e Minas Gerais, uma.
Primeira fase
16/4 – Atlântico x Alaf
23/4 – Alaf x Jaraguá Futsal
2/5 – Minas Tênis Clube x Alaf
11/5 – Alaf x JEC/Krona
16/5 – São Paulo Futsal x Alaf
20/5 – Alaf x Marreco Futsal
27/5 – São José Futsal x Alaf
3/6 – Unisul x Alaf
11/6 – Alaf x Umuarama Futsal
18/6 – Alaf x Assoeva
21/6 – Magnus Futsal x Alaf
27/6 – Alaf x Florianópolis Futsal
1/7 – Concórdia x Alaf
8/7 – Alaf x ACBF
16/7 – Alaf x Copagril
2/8 – Alaf x Cascavel
6/8 – Alaf x Guarapuava
15/8 – SC Corinthians x Alaf
22/8 – ADC Intelli x Alaf