Horário de verão acaba e garante economia

Vale do Taquari

Horário de verão acaba e garante economia

Quantia poupada desde outubro na área da AES Sul abasteceria 40 mil habitantes

Horário de verão acaba e garante economia
Vale do Taquari

A economia no consumo de energia dos 118 municípios atendidos pela AES Sul durante o horário de verão viabilizaria o abastecimento de uma cidade como Estrela neste mesmo período. Os 90 megawatts (MW), informa a concessionária, seriam suficientes para uma população de 35 a 40 mil habitantes. O horário diferenciado acaba à meia-noite de ste sábado, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

A mudança está em funcionamento desde o dia 18 de outubro e busca diminuir a demanda por energia elétrica do Sistema Interligado Nacional no horário de ponta, das 19h às 22h. Isso é possível porque a luz passa a ser usada mais tarde, em vista do maior aproveitamento da luminosidade solar.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) planejou uma redução de cerca de 4,5% na demanda de energia no horário de ponta no RS. O percentual significa cerca de 220 MW, suficiente para o abastecimento de uma cidade com quase cem mil habitantes.

O horário de verão acaba, conforme estabelecido pelo governo federal, sempre no terceiro domingo de fevereiro. Mas há exceção em anos em que o Carnaval ocorre nessa data, como em 2015.

Saiba mais

A primeira instituição do horário de verão ocorreu entre 1931 e 1932, no governo de Getúlio Vargas. Durou cinco meses. A adoção sem interrupções, contudo, passou a ser feita a partir de 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Decreto assinado em 2008 regrou as datas do horário de verão e fixou a duração em quatro meses. O Brasil não foi pioneiro em implantá-lo.

A ideia de adiantar a hora oficial na estação mais quente do ano foi lançada pelo político norte-americano Benjamin Franklin, em 1784. Apesar disso, a Alemanha foi o primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão, em 1916, para economizar gastos com carvão durante a primeira Guerra Mundial.

Previsão

O fim de semana será de calor no Vale do Taquari. Neste sábado, o sol continua presente na região, acompanhado por nuvens. De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), o amanhecer será agradável e pode apresentar nevoeiro em pontos isolados.

À tarde, aponta o CIH, as temperaturas ficam elevadas e conferem sensação de calor. Em virtude disso, chuvas de verão podem ocorrer na segunda metade do dia. A temperatura varia entre 21ºC e 33ºC.

No domingo, as condições do tempo pouco mudam e o sol aparece com nuvens. Segundo o CIH, a sensação deve ser de muito calor, em especial à tarde, o que pode resultar em chuvas isoladas. A máxima chega a 34ºC e a mínima fica em 22ºC.

Acompanhe
nossas
redes sociais