Governo finaliza base para pavimentação

Santa Clara do Sul

Governo finaliza base para pavimentação

Uso de equipe e maquinário próprio baixou custos da obra para pouco mais de 60%

Governo finaliza base para pavimentação
Vale do Taquari

A obra para confecção da base para a pavimentação na localidade de Picada Santa Clara deve ser finalizada em cerca de duas semas. O serviço tem sido executado por pouco mais de 10 servidores e maquinas da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Rural. Após a conclusão do trecho, os trabalhos devem ser iniciados em Nova Santa Cruz.

Com a decisão de aproveitar o contingente próprio e materiais próprios, os custos da obra caíram dos R$ 3 milhões estimados para R$ 1,8 milhão. No local, quatro caminhões, um rolo compactador, motoniveladora, escavadeira hidráulica e retroescavadeira estão em uso.

Esta é a primeira experiência da equipe com este tipo de serviço. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Márcio Haaas, a atuação é acompanhada de um técnico designado pela empresa responsável pelo projeto. Após a assimilação do conhecimento, afirma, a tendência é de uso da técnica em outras iniciativas simulares.

De acordo com Haas, o acompanhamento de um profissional especializado tem sido importante para garantir o enquadramento do projeto nas normas e exigências técnicas. “Estamos fazendo de forma que isso dure. Esta estrada tem uma importância econômica muito grande para o município.”

Os serviços no local começaram ainda em outubro. Segundo o secretário, uma sequência de chuvas e necessidade de detonação de rochas, remoção de material impróprio e elevação da pista existente atrapalharam os andamentos da obra no 1,7 quilômetros de Picada Santa Clara. Desde lá, a equipe tem feito a instalação da tubulação, boca de lobo e de uma mureta de proteção interna.

Devido às obras, Haas, salienta a importância dos usuários manterem atenção ao percorrer a pista. O transito no local foi mantido durante os trabalhos e apesar da sinalização, o trânsito de maquinários e equipe, além das condições de parte da via exigem atenção dos condutores.

Planejamento

A realização do serviço com recursos próprios, afirma o secretário, dão mais agilidade no desenvolvimento do projeto. Ele garante o desenvolvimento dos serviços dos 2,8 quilômetros em Nova Santa Cruz e salienta o planejamento feito para o serviço. “Nos anos anteriores sempre trabalhamos com uma margem de segurança e os recursos estão reservados para isso.”

Na avaliação do secretário, a escolha pelas duas localidades levou em consideração sua importância econômica e estratégica no desenvolvimento do município. Além dos fatores, o trânsito intenso, abrangência e os altos custos com a manutenção da estrada influenciaram na decisão.

Acompanhe
nossas
redes sociais