Tempo abafado e instável marca a semana

Vale do Taquari

Tempo abafado e instável marca a semana

Previsão aponta para pancadas de chuva até domingo. Temperatura chega aos 33ºC

Tempo abafado e instável marca a semana

As condições do tempo registradas nos últimos dias devem persistir pelo menos até o fim de semana na região. De acordo com previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), o tempo segue instável, abafado e com possibilidade de pancadas de chuva em todos os dias. A temperatura varia entre 23ºC e 33ºC.

Hoje, o sol ainda aparece por alguns intervalos. Mas em decorrência da atmosfera estar instável, aponta a coordenadora do centro, Fabiane Gerhard, períodos de maior nebulosidade com pancadas de chuva e risco de temporais isolados podem ser esperados. O tempo segue abafado, com temperatura entre 23ºC e 30ºC.

O tempo segue parecido amanhã. Ao longo do dia, estão previstos períodos de céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas, alternados por outros de sol. A temperatura apresenta pouca variação, ficando entre 23ºC e 31ºC.

Na sexta-feira, o sol aparece com nebulosidade variável no Vale do Taquari. Segundo a auxiliar técnica do CIH, Carolina Heinen, as temperaturas se elevam mais e proporcionam uma tarde quente e abafada. Em função disso, entre a tarde e noite, podem ocorrer chuvas de verão. A temperatura varia entre 24ºC e 33ºC.

As condições pouco mudam no fim de semana, aponta o CIH. O sol ainda aparece por alguns intervalos no sábado, mas no decorrer do dia a atmosfera se instabiliza e voltam a ocorrer pancadas de chuva na região. No domingo, deve ocorrer mescla entre sol e nuvens, podendo ocorrer chuva de forma isolada entre a tarde e a noite. Em ambos dias, segue abafado.

Entenda

No sábado passado, uma massa de ar quente e úmida influenciava nas condições do tempo e proporcionou um dia quente e abafado. Entre a tarde e noite, instabilidades avançaram sobre a região e provocaram pancadas de chuva com trovoadas. No domingo, a instabilidade permaneceu sobre o Vale, deixando o tempo nublado.

Na segunda-feira e ontem, um ar mais quente e úmido definiu as condições do tempo, proporcionando alternância entre sol e nuvens, com chuva muito isolada. Até então, o CIH registrou acumulado de 110,2 milímetros (mm) neste mês, sendo que a média histórica para fevereiro é de 130 mm.

Horário de verão acaba à meia-noite de sábado

O horário de verão termina neste fim de semana. À meia-noite de sábado o relógio deve ser atrasado em uma hora em dez estados, além do Distrito Federal. Esta é a 40ª edição do horário de verão. A primeira ocorreu entre 1931 e 1932.

A medida busca estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Estima-se economia anual de R$ 4 bilhões, o que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema energético para atender a demanda adicional prevista para o período.

Acompanhe
nossas
redes sociais