Ospa abre programação cultural da Univates

Lajeado

Ospa abre programação cultural da Univates

Apresentação marca o início dos trabalhos da orquestra neste ano

Ospa abre programação cultural da Univates

A abertura da programação 2016 do Centro Cultural Univates é dedicada à música clássica. O teatro recebe a primeira apresentação do ano da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no dia 6 de março, às 18h.

Sob a regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, os músicos interpretam um repertório de obras de Shostakovich, Mozart e Beethoven. Um dos destaques é a participação da soprano Eiko Senda, solista convidada, que já venceu o concurso de canto Maria Calla.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir do dia 29, na bilheteria do teatro, rua Avelino Tallini, 171, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h30min. No dia do espetáculo, a ocupação da plateia ocorre a partir das 17h.

O concerto começa com a Abertura Festiva, de Dmitri Shostakovich (1906-1975), compositor da Rússia Soviética. A obra foi escrita por encomenda do Teatro Bolshoi, celebrando o aniversário da Revolução de Outubro.

Na sequência, serão apresentados trechos de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), compositor cujo legado contempla algumas das mais famosas obras desse gênero. A cantora japonesa, Eiko Senda, sobe ao palco para interpretar Dove Sono i Bei Momenti, de Le nozze di Figaro, e Come Scoglio e Fiordiligi, de Cosí Fan Tutte.

Diferencial

De acordo com Matté, a participação da convidada permite que três das mais lindas árias de Mozart sejam apresentadas. Virtuose do canto, declara, é de uma versatilidade imensa no repertório sinfônico. “Com muita leveza nas melodias do compositor austríaco e com muito vigor em Verdi e Puccini”, comenta.

Fechando a noite, a orquestra executa a Sinfonia nº 5 de Beethoven, escrita entre 1804 e 1808. Conforme Matté, uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo o repertório sinfônico. “Um monumento marcante da criação artística”, pondera.

Para ele, o repertório segue uma ordem cronológica sequencial de influência, e da evolução histórica da música. É historicamente marcante, indica, já que o trabalho de Mozart refletiu nas obras de Beethoven, e cumulativamente no de Shostakovich.

Parceria celebrada

De acordo com a gerente do Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, Daniela Cavagnolli, a programação 2016 do teatro está em fase de conclusão. Nesta temporada o objetivo é trazer uma programação variada, contemplando a diversidade do público da região. “Teremosa shows de banda, peças teatrais, espetáculos de dança”, revela.

A apresentação da Ospa celebra uma parceria antiga, já que o grupo fez parte da inauguração do Teatro Univates, em maio de 2014. Conforme Daniela, a proximidade com a instituição favorece a proposta da orquestra, que costuma fazer a primeira apresentação do ano em cidades do interior.

Acompanhe
nossas
redes sociais