Curso propõe reflexão sobre linguagem

Lajeado

Curso propõe reflexão sobre linguagem

Formação emprega perspectivas teóricas distintas para elaborar práticas de ensino

Curso propõe reflexão sobre linguagem
Lajeado

Falada, escrita, gestual, artística, tecnológica, a linguagem pode ser estudada a partir de diversos pontos de vista. Discutindo sobre essa diversidade, professores da Univates criaram o Projeto de Extensão Veredas da Linguagem.

A formação é integrada por cinco áreas de estudo e aberta para todos os interessados. Além de professores, egressos e estudantes de cursos com orientação pedagógica, o objetivo é incentivar a interdisciplinaridade por meio da experiência de áreas distintas.

De acordo com a coordenadora do curso, Grasiela Kieling Bublitz, o diálogo orientado por um referencial teórico apropriado pode proporcionar a criação de ações práticas voltadas à comunidade.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo gkib@univates.br ou com os coordenadores de cada área. As atividades podem ser validadas pelos estudantes da Univates como horas complementares.

Origem da ideia

O Veredas da Linguagem deriva de iniciativas criadas na Univates para se complementarem. Conforme Grasiela, a interação proporcionada pela interdisciplinaridade pode cobrir lacunas do estudo da linguagem. “São caminhos diferentes que se complementam”, pondera.

Segundo a coordenadora do módulo dedicado à relação entre linguagem e tecnologia, Juliana Thiesen Fuchs, é possível escolher as matérias de preferência. Desse modo, sugere, os interessados podem direcionar o rumo da formação.
Para ela, a ideia de reunir no mesmo curso acadêmicos de áreas distintas e pessoas interessadas ou envolvidas nas diferentes possibilidades educacionais é benéfica. “A ideia é agregar a comunidade através de diferentes expressões linguísticas”, conclui.

Módulos da formação

Linguagem e ludicidade: estudo, planejamento e preparação de vivências lúdicas aplicáveis em escolas. Coordenação de Cláudia Horn (cihorns@univates.br).

Linguagem artístico-literária: planejamento e execução de atividades propostas à comunidade, como saraus poéticos, escrita criativa e literatura. Coordenação de Rosiene Haetinger (rosiene@univates.br.)

Linguagem e tecnologia: produção de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa. Coordenação de Juliana Thiesen Fuchs (jtfuchs@univates.br).

Linguagem e corporeidade: estudo, planejamento e realização de oficinas sobre linguagem corporal. Coordenação de Silvane Fensterseifer Isse (silvane@univates.br).

Linguagem e ensino: fórum de formação de professores de língua portuguesa como língua adicional e aulas para imigrantes residentes na região. Coordenação de Grasiela Kieling Bublitz (gkib@univates.br).

Acompanhe
nossas
redes sociais