Municípios integram mobilização nacional

Vale do Taquari

Municípios integram mobilização nacional

Dia “D” de combate ao mosquito aedes aegypti e dengue reúne diversas forças sociais

Municípios integram mobilização nacional
Vale do Taquari

Neste sábado ocorre o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti. A iniciativa do governo federal visa sensibilizar as famílias no combate ao mosquito transmissor dos virus zika, da dengue e da febre chikungunya. A meta é de que três milhões de famílias sejam visitadas em 350 municípios.

A presidente Dilma Rousseff pediu a participação ativa de ministros no principal dia da campanha. Para tanto, os parlamentares vão se deslocar até cidades de referência na atividade, para discutir o plano de ação com prefeitos e governadores.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, anunciou na quinta-feira, 11, a participação de 220 mil homens das Forças Armadas no mutirão de sábado. Nessa etapa, haverá visitas em residências e distribuição de material informativo.

De acordo com Rebelo, 3,3 mil militares foram treinados para aplicação de produtos químicos, e outros 50 mil serão preparados. O objetivo é, na companhia de agentes do Ministério da Saúde, aplicar larvicidas em caixas d’água e demais reservatórios propícios à reprodução do mosquito.

Foram usados dois critérios para definir as cidades que receberão o reforço, presença ou proximidade de unidades militares e maior incidência do aedes aegypit, segundo dados do Ministério da Saúde.

Região

Um grupo de 50 homens do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (Bib), do Exército, de Santa Cruz do Sul, vem a Estrela auxiliar nas ações locais de combate ao mosquito da dengue. De acordo com o secretário de Saúde do município, Elmar Schneider, a atividade consiste em um mutirão para eliminar os criadouros e conscientizar a população sobre medidas preventivas. Serão realizadas visitas nos bairros Boa União, dos Estados e Imigrante.

Os militares se juntam a técnicos, agentes de saúde e outros servidores municipais no CTG Raça Gaudéria, às 7h30min. De lá, as equipes vão a campo, passando por residências e vistoriando possíveis criadouros do mosquito. Mais de cem pessoas estarão envolvidas na ação, destaca.

A Secretaria de Obras, indica, acompanhará as atividades com caminhões, pois simultaneamente será feito o recolhimento entulhos que favorecem o acúmulo de água. “Formamos uma comissão para elaborar o plano municipal de combate permanente, queremos fazer da cidade um lugar onde o mosquito não é bem-vindo”, atesta.

Segundo o secretário de Saúde (Sesa) de Lajeado, durante o Carnaval de rua, que ocorre neste sábado, a partir das 20h30min, no Parque dos Dick, servidores municipais se unem ao Bloco da Prevenção, para entregar panfletos e orientar o público sobre métodos de prevenção.

No próximo sábado, 20, a Sesa organiza um mutirão de combate, que também conta com a colaboração do Exército. O intuito é visitar 45 mil casa. A ação começa pelos bairros Morro 25, Santo Antônio e Conservas.

Conforme Schwingel, a proximidade do Rio Taquari foi fator determinante na escolha das áreas por onde o trabalha inicia. “A gravidade da situação às vezes é subestimada. Precisamos de atenção constante para evitar os problemas que o mosquito infectado pode causar”, sugere.

Acompanhe
nossas
redes sociais