Eu curto Surf

Você

Eu curto Surf

O esporte de aventura surf tem origem incerta. Segundo o Guia do Estudante, para alguns historiadores, a prática iniciou há cerca de três mil anos entre moradores da atual costa do Peru. Para pescar, deslizavam sobre as ondas em canoas…

Eu curto Surf
oktober-2024

O esporte de aventura surf tem origem incerta. Segundo o Guia do Estudante, para alguns historiadores, a prática iniciou há cerca de três mil anos entre moradores da atual costa do Peru. Para pescar, deslizavam sobre as ondas em canoas de junco. Os europeus conheceram o surf durante expedições do explorador britânico James Cook ao Pacífico. Em 1779, quando o navegador aportou na baía de Kealakekua, no Havaí, testemunhou competições sobre as ondas. Para Marlon Weiand, de Santa Cruz do Sul, o esporte significa terapia e superação.

Inspire-se

Por que pratica?
Nas praias do sul, é complicado de aprender a surfar pela ausência de morros e encostas que seguram o vento. Além da água escura, mães d’água, corrente, redes de pesca, frio e poucas pessoas com a linha de surf evoluída para se inspirar. O esporte acaba dando persistência e força de vontade em quem deseja aprender.

O que proporciona?
Para mim, o surf é terapia de vida e esporte de ação ao mesmo tempo. É ótima maneira de conciliar as viagens de férias, conhecer novos lugares e ainda poder surfar ondas diferentes em vários lugares do mundo.

Como concilia com a rotina?
Trabalho e moro em Santa Cruz do Sul, a 275 quilômetros da minha casa de praia em Xangri-Lá. Passo a maioria dos fins de semana lá. Visito as praias de Santa Catarina com menos frequência por conta da distância. Também faço uma viagem de surf por ano para o exterior há mais de 15 anos para manter a performance.

Como iniciou a atividade?
Comecei a surfar com aproximadamente 7 anos em Xangri-Lá, lugar onde a família veraneia desde que nasci. Tive influência do meu falecido padrinho, Cláudio Weiand, irmão mais novo do meu pai. Ele me deu a primeira roupa de borracha, umas das primeiras confeccionadas pela marca Mormaii, de Garopaba, Santa Catarina.

Aconselharia outras pessoas a praticar também? Por quê?
A preferência ao esporte se dá a partir da primeira onda surfada. Não tem explicação, só sabe quem já praticou. Aconselho o surf a qualquer pessoa que queira ser feliz.

Acompanhe
nossas
redes sociais