Crianças aprendem técnicas de culinária

Lajeado

Crianças aprendem técnicas de culinária

Oficina Minichefes, ofertada pela Univates, reuniu 19 crianças nessa quarta-feira

Crianças aprendem técnicas de culinária
Lajeado

Leite, ovos, farinha de trigo, morangos, chocolate. Ingredientes base para o preparo de uma panqueca. Sob olhares atentos e clima de brincadeira, 19 crianças participaram da oficina Minichefes, oferecida pela Univates nessa quarta-feira.

Entre os ensinamentos do chef e professor Sérgio Rabaioli Júnior, surgiam dúvidas. “De onde vem a baunilha? O que o chocolate mais odeia? O que podemos usar para substituir o morango?” A receita foi seguida passo a passo por meio da leitura de um dos minichefes. Manuela Dartora Kieling, 9, fazia parte do grupo e afirmou cozinhar com a mãe desde pequena. “Eu vou fazer essa receita na casa da vó, para a família inteira”, diz.

Quem também decidiu que faria a panqueca em casa foi Gabrielli de Bona. “Amanhã você vai na minha casa e, antes da festa do pijama, a gente faz panqueca”, disse para a amiga Camila Chiamulera Jacques.

Na hora de assar a massa, formou-se uma fila para assumir o fogão. Com supervisão do chef, a menina de 9 anos, Maria Eduarda Guimarães Strohschoen, foi uma das primeiras. “Nunca cozinhei e faz anos que não como panqueca, nem lembro o gosto. Acho que é parecida com um crepe, porque a massa é igual”, observa.

Outra criança que fez bonito na cozinha foi Tiago Lyszkowski do Amaral. Com apenas 11 anos, já mostrou que sabe virar a massa da panqueca lançando-a para o alto. Diego Mendes dos Santos, seu primo, foi quem o ensinou a fazer panqueca. “Agora ele pode me ensinar o looping looping”, comentou Diego sobre a ação de virar a massa no ar.

Na hora de montar o prato com o recheio, silêncio na sala. Suspiros e elogios faziam parte do momento. “Quero fazer três panquecas só para mim”, exclamou um dos participantes.

Esta foi a primeira edição da oficina de Minichefes. Conforme Amanda Johann, responsável pelos cursos de educação continuada na área gastronômica, a ideia é continuar a oferecer cursos para as crianças nas férias de inverno e verão. “Nos últimos anos as crianças estão querendo entrar mais na cozinha, junto com os pais e avós. A primeira edição foi de panquecas, porque é uma receita fácil e que a maioria das crianças gosta”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais