Voluntárias angariam doações a pacientes

Lajeado

Voluntárias angariam doações a pacientes

Grupo Amigas do HBB arrecada materiais para pessoas carentes internadas

Voluntárias angariam doações a pacientes
Lajeado
oktober-2024

A rotina hospitalar durante internações demanda de cuidados especiais e algumas pessoas têm dificuldade de passar por esse período de maneira confortável.

É em benefício desses pacientes que o grupo voluntário Amigas do HBB se mobiliza. Elas trabalham dentro do hospital em contato direto com conveniados ao SUS, pesquisando as principais necessidades de enfermos e acompanhantes.

[bloco 1]

A maior necessidade é por materiais de higiene pessoal, fraldas para recém-nascidos e para idosos, além de toalhas e roupas. De acordo com uma das voluntárias, Liria Jacques, o trabalho é realizado em plantões, dessa forma, é possível apurar carências específicas de cada caso.

É comum, indica, que as pessoas não tenham itens simples como pijama ou uma roupa para os bebês vestirem quando vão para casa. Conforme Liria, as atividades ocorrem em duas salas dentro do HBB e são constantes. Ela esclarece que o grupo raramente trabalha com dinheiro. “Às vezes empresas e pessoas querem doar verbas, mas preferimos receber utensílios de utilidade imediata”, revela.

Além de donativos, a ação tem um cunho social em função da sensibilidade ao abordar famílias que sofrem com situações que vão além da carência material. Segundo Liria, a maior necessidade costuma ser atenção.

“Algumas pessoas ficam receosas, pensam que precisa pagar quando chegamos, mas no final acabam revelando uma enorme gratidão”, comenta.

História

De acordo com Liria, uma das fundadoras do Amigas do HBB, o grupo foi criado faz mais de 13 anos. Na época, ela trabalhava no hospital, e foi convidada a dar início às atividades do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Durante o trabalho de criação do setor, ela constatou as carências dos pacientes atendidos por meio do SUS e resolveu sugerir uma nova forma de abordagem. No começo, o grupo teve até 50 voluntárias, hoje são apenas 18. A redução da equipe, revela, é impactante, mas não mudou a vontade de ajudar.

No Natal, Páscoa e outras datas comemorativas são realizadas campanhas de motivação para descontrair os pacientes. “Continuamos firmes, a gratidão das pessoas é o que nos motiva. Continuaremos entregando doações, brindes e presentes”, adianta.

Acompanhe
nossas
redes sociais