Comunidade reforma via e gera impasse

Roca Sales

Comunidade reforma via e gera impasse

Município estuda ação judicial

Comunidade reforma via e gera impasse
Vale do Taquari
oktober-2024

A má conservação da estrada na localidade de Linha Borges de Medeiros, entre Colinas e Roca Sales, obriga moradores a uma medida radical.

Frente à demora do poder público em atender o pedido de reforma, mais de 20 pessoas deixaram os trabalhos nas propriedades para melhorar as condições do trecho.

Elas compraram cargas de cascalho, pegaram os próprios veículos, ferramentas e dedicaram todo o dia de ontem para o serviço na via pública. “Faz uns dois anos que não vem uma máquina do município para cá”, diz o aposentado, Dilamar Gedoz, 46.

O morador de Colinas relata que o tráfego na localidade é intenso e que o trecho de Roca Sales apresenta risco aos condutores. Em um lado da passagem, há um penhasco com quase 30 metros. Do outro, uma parede de rochas. “A área é muito íngreme. Muitos caminhões não conseguem nem chegar nas propriedades.”

Estima-se que 50 famílias residam na localidade. De acordo com os manifestantes, a estrada de chão batido é estreita, o que dificulta o escoamento das produções. No entanto, a sequência de buracos causa mais transtornos, diz Gedos. “Acontecem danos frequentes nos automóveis.”

Impasse com o governo

Conforme o secretário de Obras de Roca Sales, Mário Jora, equipe de manutenção do município trabalhou na melhoria da via na terça-feira de Carnaval. “Eles não podiam ter feito isso. Foram lá e estragaram o que tínhamos feito.”

Sobre as más condições da estrada, Jora afirma que esteve na semana passada no trecho e que a via não estava intrafegável para uma intervenção dos moradores. “Temos mais de 700 quilômetros de estradas de chão. Apesar das dificuldades, não deixamos de atender os pedidos.” Segundo ele, a ação dos produtores foi levada ao setor jurídico do governo. “Não sei o que vão fazer. Vamos nos reunir e ver que medidas serão adotadas.”

Acompanhe
nossas
redes sociais