Tecnovates abriga laboratório molecular

Lajeado

Tecnovates abriga laboratório molecular

Capaz de análises inéditas na América Latina, complexo será inaugurada em março

Tecnovates abriga laboratório molecular
Lajeado

O polo tecnológico da Univates está prestes a se tornar referência em análises genéticas e moleculares. Em março, a empresa Cytogene Biotecnologia inaugura laboratório inédito na América Latina.

O complexo instalada no Tecnovates tem aparelhos com tecnologia de última geração. A máquina é capaz de determinar a existência de mutações em células sanguíneas, dando mais precisão ao diagnóstico de doenças como a leucemia e suas subdivisões.

Responsável técnico da empresa, o oncologista Leandro Brust destaca a precisão dos equipamentos. Segundo ele, enquanto as análises convencionais dependem da interpretação, o método gera dados simultâneos com 99,9% de precisão. “Saímos da subjetividade dos microscópios e entramos no mundo molecular do futuro.”

No caso de um paciente com leucemia, cita, é possível saber a quantidade de células cancerosas existentes após a realização de uma cirurgia. Para tanto, é necessário coletar apenas 1 ml de sangue. Outro exemplo seria o diagnósticos de tumores que têm como resultado a inflamação das citocinas.

“Também é possível fazer diagnósticos precisos sobre a eficácia de tratamentos para aids e outras doenças”, aponta. Todo o processo de análise é realizado por meio de sistemas robotizados. Conforme Brust, a automação permite eliminar os erros resultantes da manipulação humana das amostras.

Um dos equipamentos do laboratório tem capacidade para analisar até 15 mil amostras por mês. Com ele, é possível verificar a composição sanguínea de até 384 pacientes ao mesmo tempo. “É o único da América Latina em que tudo é feito por um robô, desde o processamento até a pipagem e o preparo.”

Também é possível verificar a interação entre os medicamentos e o metabolismo dos pacientes. Por meio dessa análise, diz Brust, é possível entender se os remédios receitados interagem de forma correta, impedindo dosagens equivocadas.

“É um processo muito aplicado em setores como psiquiatria, cardiologia e oncologia”, ressalta. Também é possível estabelecer o perfil genômico de atletas e, com isso, estabelecer dietas que se adequem à genética e ao tipo de atividade realizada.

A empresa não divulga os valores empregados para a instalação do laboratório. Conforme o oncologista, o investimento foi realizado com financiamento por meio do BRDE.

Parcerias internacionais

No dia 1º de março, a equipe do Cytogene terá reunião com o cientista chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour. O objetivo do encontro é estabelecer uma parceria com a empresa de tecnologia. Conforme Brust, outras multinacionais estariam interessadas em utilizar a estrutura.

“Somos os únicos do país a trabalhar nesse campo, o que despertou o interesse das empresas”, afirma. Para garantir competitividade ao laboratório, além das máquinas, também foi adquirido um pacote de qualificação, assegurando a manutenção e validação dos equipamentos durante toda a sua vida útil.

“Empresas internacionais exigem qualidade, confiabilidade e rastreabilidade. Nossas margens de erro ficam na casa dos centésimos”, ressalta. Para o oncologista, o fato de estar instalado no Tecnovates torna o laboratório ainda mais atraente para as multinacionais.

“Juntando a capacidade de análise existente nas outras estruturas do polo tecnológico com os nossos equipamentos, não existe no Brasil instituições capazes de competir conosco”, sentencia.

Acompanhe
nossas
redes sociais