Jovem busca qualidade de vida no interior

Lajeado

Jovem busca qualidade de vida no interior

Publicitário paulista abriu inscrições para curso de desenho na Casa de Cultura

Jovem busca qualidade de vida no interior
Lajeado

A correria do dia a dia, a insalubridade e os riscos da vida em uma grande metrópole podem motivar uma espécie de fuga para cidades interioranas.

Foi em busca de mais qualidade de vida que o publicitário paulista Jon Suguiyama, 31, escolheu o município como novo lar.

Ele dedicou a maior parte da carreira às artes gráficas, trabalhando como diretor de arte para agências que prestam serviços para empresas de grande porte. Experiências com a gravadora Trama, com o site Net Shoes, Honda e Nike estão entre os trabalhos de maior destaque.

Descobriu a região em função da família da mulher, Letícia Martines, que também nasceu no estado de São Paulo, mas vive na região faz bastante tempo. A própria Letícia morou em Lajeado dos 2 até os 21 anos. Conforme Suguiyama, ele se apegou à calmaria da região nas oportunidades em que passou datas comemorativas na casa dos sogros.

Decidiu trocar a terra da garoa pelo Vale do Taquari para mudar de vida. “Cansamos do estresse de São Paulo, decidimos vir para cá por causa da rotina mais calma, simples”, comenta. Desenvolveu habilidades artística desde jovem. Começou a fazer cursos e aprender técnicas diferenciadas quando era adolescente.

Considera a arte uma fonte de aprendizado inesgotável, que constantemente revela novas técnicas, materiais e plataformas. “Quanto mais você estuda mais percebe que pode aprender”, pondera.

Formação

De acordo com Suguiyama, um de seus objetivos é retribuir a mudança que o município proporcionou, ajudando a movimentar o setor de artes plásticas e criação visual. Planeja criar grupos de discussão sobre o assunto, e abriu inscrições para um curso de desenho que será ministrado na Casa de Cultura.

A formação dura nove meses, e é dividida em três módulos, com uma aula, de duas horas e meia, por semana. As vagas estão disponíveis para jovens a partir dos 14 anos, sem limite máximo de idade.

O workshop é composto por uma estrutura didática que começa por lições básicas e evolui gradativamente, portanto, também é indicado para iniciantes. As lições vão desde a maneira correta de segurar um lápis até a dinâmica do movimento e o estudo da anatomia.

Conforme Suguiyama, o objetivo principal é treinar o olhar dos alunos. Para que aos poucos, sugere, consigam distinguir traços e se desenvolver pessoalmente. “É um foco subjetivo, já que cada pessoa tem uma estrutura básica específica.”

Contrastes

Nas experiências com o desenvolvimento de campanhas publicitárias, Suguiyama usa plataformas digitais. A popularização de novas tecnologias, revela, otimiza o processo produtivo, ao passo que reduz o tempo de criação e permite uma finalização mais detalhada.

Mas, segundo ele, aparatos tecnológicos não substituem a experiência tátil proporcionada pelo métodos clássicos de concepção da arte. É possível reproduzir em computador, indica, a fluidez da tinta ou o atrito de diferentes materiais com o papel apenas se houver conhecimento prévio. “Para conseguir mandar bem no digital, tem que ter uma base tradicional”, conclui.

As aulas ocorrem em três turnos. Uma turma das 9h às 11h30min, em terças e sábados; outra das 14h às 16h30min, nas quartas-feiras; e das 18h30min às 21h, nas sexta-feiras. As vagas são limitadas e o pagamento pode ser feito mensalmente, por módulo, ou pelo curso completo. Para mais informações 3729-5962 ou 8312-7485.

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