O Vale do Taquari esteve representado no Campeonato Brasileiro de Muay Thai por Faby Weber, 29. A atleta de Teutônia foi até São Paulo e trouxe na bagagem a medalha de ouro na categoria para atletas entre 51 e 54 quilos.
Conforme Faby, o mais complicado na conquista foi a rotina desgastante antes das lutas. Na quinta-feira e sexta-feira, ela encarou 24 horas de viagem de ônibus entre Teutônia e São José dos Campos – cerca de 1,1 mil quilômetros de distância. “Até antes da luta senti muito enjoo.
Depois passou,” lembra. A competição ocorreu no sábado, no Ginásio do Tênis Clube. Na primeira luta, Faby Weber ganhou por decisão unânime dos árbitros. Na segunda, também saiu vitoriosa com decisão dividida dos juízes (2 a 1).
Com o título nacional em mãos, Faby pode representar o país no Campeonato Mundial na Tailândia, em março. Entretanto, ela tem outros planos. “Quero me dedicar mais ao boxe. Essa sempre foi minha inspiração. Amo a arte nobre.” Faby treina no Centro de Artes Marciais Carneiro Team, de Porto Alegre. O professor é Leandro Nak Muay.
Carreira meteórica
Em 2013, Faby iniciou os treinamentos de boxe e muay thai. Um ano e seis meses depois, já colecionava seis títulos nas duas modalidades. “Nunca gostei de perder. Não disputo com os outros, disputo comigo mesmo,” justifica a atleta ao falar da carreira meteórica. Em setembro de 2015, ela conquistou o primeiro título nacional. A competição foi disputada em Lages (SC). Das três lutas disputadas, Faby venceu duas por unanimidade e uma por decisão dividida dos árbitros.