Alusivo ao aniversário de 60 anos de fundação, a Cooperativa Certel de Teutônia inaugura no dia 19 de fevereiro a Hidrelétrica Cazuza Ferreira, localizada em São Francisco de Paula. O evento com presença de autoridades estaduais e quadro social inicia às 15h.
Em uma parceria entre Certel, Coprel e Geopar, o empreendimento – que é certificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, por compensar a emissão de carbono – terá potência instalada de 9,1 mil kilowatts (kW). Gera a partir de março energia renovável e limpa para mais de 30 mil pessoas, além de garantir 80 empregos.
O investimento na estrutura é superior a R$ 35 milhões. Esta é a quarta hidrelétrica da Certel, mantendo a característica de baixo impacto ambiental, instalada no Rio Lajeado Grande, na bacia do Rio Taquari-Antas.
Projetos
Estão projetadas a construção de usinas em Foz do Jacutinga, com 5.500 kW, no Rio Forqueta; Olaria, com 4 mil kW, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo; Moinho Velho, com 4,1 mil kW, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Putinga; Vale Fundo, com 5.600 kW, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo; Vale do Leite, com 6 mil kW, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo; Muçum, com 79,5 mil kW, no Rio Taquari, em Muçum; e Usina Eólica Harmonia, com 16 mil kW, em Linha Harmonia, Teutônia.