Centenário deve ganhar novo acesso

Lajeado

Centenário deve ganhar novo acesso

Precariedade da pista ocasiona reclamações. Governo projeta entrada alternativa

Centenário deve ganhar novo acesso
Lajeado
oktober-2024

Buracos, desníveis e deficiência na sinalização das vias de acesso ao bairro Centenário estão entre as principais críticas de condutores e moradores próximos.

Mesmo com a manutenção, feita pelo Executivo, o desgaste da pista piora após períodos de chuva. De acordo com o secretário de Governo (Segov) Auri Heisser, uma solução para os problemas já começou a ser elaborada.

O projeto para a construção de uma saída de pista foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). A nova entrada deve ligar a BR-386 à av. Paulo Emílio Tisen e dar acesso à rua Carlos Gomes. Segundo Heisser, o local exato da obra ainda não foi definido, mas estão previstos o aterramento de uma área, para correção de desnível, e a construção de uma rampa.

A data para o início dos trabalhos, destaca, bem como o valor a ser investido, ainda não foram determinados. Mas correções técnicas devem ficar a cargo da equipe de engenharia da administração municipal, e a execução a cargo da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur).

Segundo Heisser, a nova saída de pista trará benefícios a quem mora ou transita pela região, visto que será construído de forma adequada. Os antigos acessos ao Centenário, indica, foram abertos em uma época que havia muitas improvisações. “Às vezes eram feitos pelos próprios moradores, agora será tudo tecnicamente correto”, comenta.

Protesto

De acordo com o empresário Fernando Reginatto, nem a manutenção de uma das vias mais usadas para entrar no Centenário é suficiente. Para ele, depois da construção do novo acesso ao bairro Conventos, o fluxo de veículos cresceu exponencialmente, o que agrava a situação.

A demora na execução de melhorias no calçamento, indica, também descontenta os moradores da região. Recentemente, ele tirou fotos dos buracos e publicou em uma rede social. A publicação teve centenas de curtidas e mais de 40 compartilhamentos. “Valeu a pena, eles foram lá e deram uma recapeada, mas não dura muito”, lamenta.

Conforme o secretário da Sosur, Osmar Rosnner, a situação é conhecida. No trecho que fica próximo ao KM 341 da BR-386, o estado da via é preocupante. Segundo ele, enquanto a execução de obras efetivas não for definida nem pelo Dnit nem pela administração municipal, os buracos continuarão sendo tapados de acordo com o surgimento da demanda. “Já ajeitamos um pouco, mas tem um buraco que atravessa a rua, semana que vem devemos passar lá de novo”, afirma.

Saiba mais

Segundo o analista de infraestrutura do Dnit, Adalberto Jurach, o departamento não tem previsão de executar obras na região. Alterações concretas só seriam possíveis com a duplicação da BR-386 naquele trecho, o que ainda não está previsto.

Ele declara que os acessos ao Centenário usados hoje não foram implantados pela rodovia, portanto, não são reconhecidos pelo Dnit. Mas o projeto da pista de saída, elaborado pelo Executivo, confirma, foi avaliado e aprovado.

Conforme Jurach, assim que a data de início das obras for definida, e os trabalhos começarem, a fiscalização também terá início. “É uma maneira de garantir que seja tudo feito da maneira correta e o benefício seja garantido”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais