As emissões de carteiras de trabalho (CTPS) e de identidade (RG) foram normalizadas nesta semana no município. Elas haviam sido suspensas por férias ou licença médica dos servidores desde o início deste ano.
Sem disponibilidade do serviço na unidade da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em Lajeado desde julho de 2015, a agência de Estrela é um dos principais destinos para quem precisa da primeira identificação profissional na região.
Ontem, a estudante Glaucia Marques, 17, tentava pela terceira vez encaminhar a carteira de identidade. Há duas semanas, a moradora de Putinga havia procurado a agência de Lajeado e a própria de Estrela como alternativas mais rápidas à disponível na cidade. No município, há 93 quilômetros de Estrela, são necessários até 90 dias para conseguir a carteira.
O município chegou a ficar dois dias sem o serviço devido a atestado médico de um dos três servidores do local. Além de Estrela, a agência de Arroio do Meio tem absorvido a demanda por confecção de CTPS. A maior agilidade da unidade estrelense fez aumentar a procura pelo serviço no município. Pelas estimativas do coordenador da agência, Gabriel Martins, são mais de 50 atendimentos diários para emissão de carteiras de trabalho.
Com o quadro completo, afirma, os documentos costumam ser encaminhados em até 15 minutos. Para emissão, são necessários 15 dias úteis. Hoje, o município conta com cerca de 50 vagas em aberto, principalmente no setor industrial.
No mês passado, a atuação rendeu à unidade a indicação de melhor desempenho em ocupação de vagas na região. Uma das mudanças deste ano da agência é quanto aos serviços de seguro-desemprego. Ele passa a operar por agendamento prévio, pelo site da fundação (http://www.fgtas.rs.gov.br).
Sem atendimento em Lajeado
A pane em um equipamento utilizado para coleta de assinatura e foto digitais tem interrompido o serviço na agência de Lajeado desde julho. O aparelho, emprestado pelo governo do Estado, precisou ser descartado para compra de um novo.
Apesar de estarem comprados desde janeiro, eles aguardam trâmites burocráticos para serem instalados. A tendência, como publicou o A Hora, em janeiro, é de uma resolução até o fim deste mês.
Carteiras de identidade
Os serviços no Posto de Identificação foram retomados no início desta semana em novo endereço. Ele havia ficado indisponível por cerca de 18 dias, durante as férias do servidor responsável pela emissão. No período, a coordenação regional do órgão, em Lajeado, era a alternativa para os serviços.
Pelas estimativas do responsável pelo posto, Sílvio Schilling, a primeira semana de atendimentos após o período inativo registrou a média de 20 encaminhamentos diários.
Segundo ele, para evitar novos problemas do tipo e ampliar o atendimento, um servidor público está sendo avaliado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública para começar o treinamento necessário para ser incluído na repartição.
O resultado da análise deve ser emitido até o fim do mês. Após o aval da secretaria, ele deve começar os treinamentos necessários. Além do aumento da equipe, o recebimento de máquinas fotográficas próprias deve agilizar o processo.
Criada há nove meses, a unidade aguarda a entrega dos equipamentos do Estado e contabiliza mais de 1,5 mil encaminhamentos de RGs. Até o momento, para confecção dos documentos, depende de foto 3×4 do requerente.