Uma nova estrutura para a Produção Central de Alimentos será montada no bairro Oriental. As atividades iniciam em abril.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, também está sendo reestruturado o organograma da Produção Central, que já conta com mais um nutricionista – Lucas Hauschild – para gerenciar e acompanhar os processos de produção dos alimentos, e de uma técnica em alimentos – Luana Kerber – para auxiliar nesse processo.
Dessa forma, contando com dois nutricionistas no seu quadro de servidores, a Smed vai realizar projeto pioneiro com jogos digitais para o ensino da temática da alimentação saudável para os alunos do 5º ano, por meio do projeto de mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da nutricionista Maína Hemann Strack.
“O projeto visa à criação de ferramentas para as ações de educação alimentar e nutricional, a fim de facilitar a inserção da temática na matriz curricular”, ressalta Maína. São iniciativas que, segundo o secretário de Educação, vêm qualificar a alimentação escolar de Estrela.
Central de Alimentos
A Produção Central de Alimentos da prefeitura – cozinha e padaria – funciona hoje na Escola Municipal Odilo Afonso Thomé. O grande benefício da central está no acompanhamento e controle direto, pelos nutricionistas, da produção dos alimentos oferecidos aos alunos; na redução da oferta de alimentos processados e ultraprocessados prontos para o consumo; na confecção de preparações culinárias diferenciadas, como pães, bolos e cucas caseiros utilizando verduras e farinhas integrais, além da redução de custos em virtude da aquisição de gêneros alimentícios básicos em grande escala.
Os números
– São atendidos cerca de 1,3 mil alunos das escolas infantis, com cinco refeições diárias.
– Nas escolas de Ensino Fundamental, são mais 1,9 mil alunos, com um lanche no período de aula. Para os cerca de 400 alunos de turno integral, são mais três refeições, além do lanche.
– Na cozinha central, são utilizados mensalmente 1.050 quilos de arroz parboilizado; 750 quilos de feijão, 300 quilos de lentilha, 2,5 toneladas de carne e 1,5 toneladas de verduras.
– Na padaria, o consumo é de 1,4 mil quilos de farinha, empregados na confecção de aproximadamente 1.150 pães caseiros, 9.820 unidades de pães de cachorro-quente e pão-doce, 2.736 pedaços de cuca, 5.796 pedaços de bolo e 2.250 unidades de bolachas caseiras.
– Na cozinha, atuam seis merendeiras, que iniciam as atividades às 5h. Elas preparam diariamente o arroz, feijão, carne e as verduras utilizadas na confecção da salada e sopa dos berçários.
– Na padaria, atuam três merendeiras, que também iniciam o trabalho às 5h, para a produção de pães, bolos, cucas e bolachas distribuídas nas escolas.
– Na distribuição de alimentos, atuam um motorista e um auxiliar.
– Na Produção Central, atua ainda uma servente, responsável pela higiene e limpeza.