Paróquias terão novos párocos e vigários

Vales do taquari e Rio Pardo

Paróquias terão novos párocos e vigários

Diocese anuncia transferências de padres para fevereiro. Poucas ordenações preocupam

Paróquias terão novos párocos e vigários

O bispo Canísio Klaus, da Diocese de Santa Cruz do Sul, anunciou nesta semana a transferência de nove religiosos. Conforme o padre Roque Hammes, as mudanças são realizadas para atender as demandas e necessidades de cada paróquia. “Todas são efetivadas em comum acordo com os sacerdotes.”

Outro fato registrado é o baixo número de padres ordenados. Para este ano, está prevista apenas uma. Em 2015 não houve ordenações. Para atender as 51 paróquias e mais de mil comunidades constituídas na diocese, há apenas 65 padres. Juntos, prestam assistência a mais de 450 mil fiéis em 40 municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo. Em torno de 20 diáconos e mil ministros auxiliam nos trabalhos.

Esse déficit, segundo Hammes, ocorre porque muitos jovens são indiferentes à religião ou então se assustam com o celibato. O ideal seria ter um sacerdote para cada cinco mil fiéis. “Hoje, temos casos na nossa diocese em que um padre precisa atender 25 mil. Por isso, trabalhamos para formar novos diáconos e ministros”, aponta.

Despedida

Dom Canísio foi nomeado para assumir a Diocese de Diamantino, em Sinop, em Mato Grosso. A posse será no dia 13 de março. Ele reza a missa de despedida no dia 28 de fevereiro, na Catedral.

Transferências

Padre Roni Osvaldo Fengler – Assume a reitoria do Seminário Diocesano Dom Alberto de Viamão e será vigário paroquial na Paróquia São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires. Estava no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Arroio do Meio.

Padre Rafael Henrique Toillier – Foi liberado para fazer mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica da Assunção em São Paulo. Estava em Encruzilhada do Sul, na Paróquia Santa Bárbara.

Padre Silvino Hammes – Assume como pároco na Paróquia Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul. Estava no Seminário Diocesano Dom Alberto de Viamão.

Padre Loreno Konzen – Nomeado capelão do Hospital Santa Cruz e vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Santa Cruz do Sul. Estava na coordenação da Paróquia Nossa Senhora de Candelária, em Candelária.

Padre Antônio Bremm – Continua como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lurdes em Monte Alverne e nomeado pároco na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Vila Arlindo, Venâncio Aires.

Diácono Felipe Bernardon – Nomeado auxiliar pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio. Foi ordenado em 13 de dezembro de 2015.

Seminarista Maurizan do Nascimento – Fará estágio como auxiliar pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Candelária. Estava na comunidade Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.

Padre Lucas Del Osbel – Permanece na função de vigário na Paróquia Santo Inácio em Lajeado e foi nomeado assessor eclesiástico do Cursilho Jovem do MCC, na Diocese de Santa Cruz do Sul.

Frei Flávio Guerra – Nomeado pároco da Paróquia São Cristóvão de Lajeado pelo frei Inácio Delazzari, ministro provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores do RS.

Frei Pedro Geremaro Melz – Nomeado vigário paroquial para as paróquias de Progresso, Bela Vista do Fão e Pouso Novo pelo frei Inácio Delazzari.

Acompanhe
nossas
redes sociais