Estado convoca adesão às campanhas

Estado

Estado convoca adesão às campanhas

Dois casos contraídos no RS levam autoridades e fortalecer combate ao mosquito

Estado convoca adesão às campanhas

Nas três primeiras semanas de acompanhamento das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, em 2016, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou dois casos de dengue contraídos no estado. Um em São Paulo das Missões e outro em Guaíba.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira pela secretaria, foram registrados, até agora, 18 casos importados de dengue (de pessoas que contraíram a doença em outros estados). De acordo com secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o fato reforça a mobilização para 13 de fevereiro – Dia D de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os novos números foram divulgados durante a reunião semanal do comitê de monitoramento de ações estratégicas, que reúne, além da Saúde, demais secretarias estaduais e entidades representativas envolvidas com a causa.

Além disso, Gabbardo informou sobre o planejamento e articulação para o dia 13 de fevereiro. “Serão cerca de 60 mil pessoas que farão desde a visita a domicílios – passando orientações e verificando possíveis locais com água parada, que é onde o mosquito se reproduz – até um mutirão de limpeza de áreas públicas e tratamento de resíduos”, afirmou.

Para esse trabalho, o secretário pediu apoio aos municípios durante a Assembleia de Verão da Famurs no Litoral Norte, nessa quinta-feira. “Estamos solicitando que eles coloquem à disposição toda a sua estrutura de servidores e maquinário, como os caminhões de lixo e retroescavadeiras”, acrescentou.

A iniciativa também terá a participação do Exército, e nesta reunião, o general de brigada Rogério Pedroti, diretor do Hospital Militar de Área de Porto Alegre, informou que o mutirão de 13 de fevereiro contará com um contingente de cerca de 20 mil militares no RS, que atuarão neste primeiro momento em 190 municípios.

O projeto do TelessaúdeRS/ da Ufrgs também informou que em breve estará disponível, para todo o Brasil, um curso a distância de atualização no combate ao aedes aegypti. Ele será dirigido para todos os agentes de saúde, militares e outras pessoas que irão se vincular às iniciativas do enfrentamento ao mosquito.

“Todos precisam ajudar”

O presidente da Amvat, prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, destaca que todos os municípios do Vale do Taquari estarão envolvidos na ação. “Precisamos sensibilizar os agentes políticos e a população sobre a gravidade dessas doenças e orientar como é possível prevenir.”

Segundo ele, a maioria das prefeituras está com seus agentes de saúde nas ruas e pelo interior com o objetivo de combater qualquer foco que possibilite a proliferação dos insetos. Em Westfália, a Secretaria da Saúde, mobilizou todo quadro de funcionários. São feitas visitas e cada família é orientada a se desfazer de objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, vasos, entre outros.

Acompanhe
nossas
redes sociais