Artesã preza por exclusividade e consciência ambiental

Comportamento

Artesã preza por exclusividade e consciência ambiental

Bibiana Horn ensina a fazer acessórios em curso de extensão da Univates

Artesã preza por exclusividade e consciência ambiental

Entre pedrarias, colas e correntes, os maxicolares e acessórios para cabelo ganham forma com a criatividade da artesã Bibiana Silveira Horn.

Professora do curso de Moda da Unisinos e ministrante de cursos de extensão na Univates, Feevale e UniRitter, ela confecciona peças exclusivas de bijuterias, com tamanhos e estilos que chamam a atenção.

Clássicas e atemporais, podem ser usadas durante anos, até serem trocadas entre familiares e amigos. Isso porque Bibiana é a adepta da corrente slow fashion, que defende a produção de peças duráveis, feitas à mão.

A slow fashion valoriza o mercado local e questões culturais. Por isso, sempre que pode, Bibiana dá preferência a fornecedores do RS. A preocupação com a sustentabilidade se dá por meio dos materiais utilizados, que permitem produtos de qualidade, com poucas chances de estragar e ser descartado em pouco tempo.

Nos acessórios, a artesã trabalha com pedras de resina ou acrílico. Utilizar pedras naturais elevaria o custo e muitas não podem ser usadas para esse fim. Para fixá-las, Bibiana testou várias colas. A que melhor se adaptou foi a universal para artesanato. “Não é barata, mas garante a qualidade da finalização das peças.”

Bibiana busca saber a procedência dos metais que utiliza nos colares. A empresa parceira é daqui do estado. O banho dado ao metal é parte importante, pois se não tiver qualidade descasca e estraga rapidamente. O slow fashion ainda se preocupa com a mão de obra. É necessário saber quem fez a peça, se foi um processo justo e em quais condições de trabalho do artesão. “Essa preocupação mais social também entra na lista.”

Faça você mesmo

Bibiana ministra curso de confecção de acessórios na Univates neste semestre, aos sábados de manhã. Na ocasião, ensina a fazer maxicolares e acessórios de cabelo, como presilhas e tiaras.

A técnica com moldes para os maxicolares serve para modelos pré-definidos. Mas também aprendem a técnica livre. A montagem e criação do objeto se dá de acordo com os itens disponíveis. A variedade de formatos e tamanhos de pedras no mesmo colar garante a exclusividade de cada produto.

Os alunos buscam o curso para aprender a confeccionar suas próprias peças e até para presentear. Muitos acabam criando empresas para vender os acessórios. “É uma boa maneira de ter renda extra.”

Cuidados com bijuterias

– Não molhe. Lembre-se que é bijuteria, e não joia.
– Guarde em local protegido, para não dobrar ou amassar.
– Ao viajar, mantenha os mesmos cuidados. Não guarde junto de líquidos como xampu ou cremes. Os colares podem ser colocados entre as roupas para não amassar.
– Passe perfumes, maquiagens e cosméticos sempre antes de vestir o acessório. Coloque-o somente depois que a pele estiver seca.2016_01_30_ANDERSON_LOPES_COFECÇÃO_ACESSÓRIOS_SLOW_FASHION_3

Acompanhe
nossas
redes sociais