Lajeado, Arroio do Meio e Estrela são os próximos municípios a receber treinos demonstrativos do Centauros.
Para garantir o crescimento do rugby na região, o clube pioneiro nos vales do Taquari e Rio Pardo busca novos atletas e tenta difundir a prática esportiva.
Hoje, o Centauros tem 50 jogadores nas categorias juvenil masculino, adulto masculino e adulto feminino. Segundo o vice-presidente, Jônatas dos Santos, intuito da diretoria é receber até 20 novos atletas para disputar as competições estaduais.
Na primeira demonstração, no sábado passado em Teutônia, dez atletas foram pré-selecionados. “Apareceram pessoas que não conheciam o rugby, mas já praticavam outros esportes, então tinham um físico de atleta.”
Segundo Santos, os atletas pré-selecionados nos treinos demonstrativos enfrentarão um “peneirão” no dia 27 de fevereiro. Quem passar participará de uma temporada de formação e testes antes de atuar com a camisa do Centauros. Mais informações pelo diretoria.centauros@gmail.com, 9520-2616 ou na fanpage facebook.com/centaurosrugby
De pai para filho
O engenheiro civil e professor Antônio Pregeli, 43, mora em Teutônia desde outubro do ano passado. Em São Paulo, jogava rugby desde os 14 anos. Relata que o prazer pelo esporte serviu de incentivou para retomar a prática.
Apaixonado pelo esporte, Pregeli decorou o quarto do filho Gustavo, 3, com bandeiras, roupas e bola de rugby. Para ele, ensinar a modalidade vai além da prática esportiva. Fundamentos como disciplina, obediência e respeito complementam o pacote de benefícios ofertados pelo rugby. “Quero ser um exemplo no esporte para ele”, revela.
Desde que participou do primeiro treino, não recorda de briga entre atletas ou discussões com árbitro. Embora o esporte seja de contato, o respeito entre os praticantes impera e caracteriza o rugby como um esporte de cavalheiros, diz.
Do futebol ao rugby
A secretária do Centauros e manager da equipe feminina, Angélica Xavier, 30, deixou o futebol para aprender o novo esporte faz três anos. A mudança ocorreu por convite e foi motivada pela busca de experiência. As dificuldades iniciais foram as adaptações aos novos conceitos do esporte. A nova visão sobre condução, passe, corrida e pontuação tornam o rugby desafiador. “Quem entra não quer mais sair”, diz.
Próximas ações
Amanhã, dia 30
Demonstração no Parque Princesa do Vale, em Estrela, a partir das 17h30min
Domingo, dia 31
Demonstração no Campo do Bola Cheia, em Arroio do Meio, a partir das 16h
Sábado, dia 20 de fevereiro
Demonstração no Parque dos Dick, em Lajeado, a partir das 17h
Sábado, dia 27 de fevereiro
Peneirão com os atletas no Parque Princesa do Vale, em Estrela, a partir das 15h30min