Falta de água atinge bairros mais altos

Lajeado

Falta de água atinge bairros mais altos

Moradores apelam a solidariedade para suprir necessidades básicas do dia a dia

Falta de água atinge bairros mais altos

Para o frentista do bairro Jardim do Cedro Leocir Farias, 31, chegar do trabalho à tardinha, depois de um dia quente, e não ter água para o banho e a comida é insustentável.

Só na última semana, foram três interrupções. “É desanimador. Apelo aos vizinhos que têm de caixas d’água. Já estou construindo um reservatório também.”

Moradora da parte mais alta do bairro, a dona de casa Cláudia de Lima, 40, reside ao lado da caixa que está sendo construída no bairro. Reclama das frequentes interrupções e da demora na conclusão da obra. “Na última semana, faltou água na sexta-feira, no domingo e na segunda o dia inteiro”. Como não têm caixa d’água, também conta com a ajuda de vizinhos para o consumo básico.

Moradora faz dois anos no bairro, afirma que o problema é constante e a demora na volta do fornecimento é grande. Os moradores aguardam a conclusão da nova caixa d’água com capacidade para 500 mil litros. A obra orçada em R$ 866 mil foi homologado no dia 13 de março de 2014. O reservatório da Corsan pode resolver as faltas de água em locais mais altos daquela região.

Só neste mês os cortes acometeram bairros como São Cristóvão, Carneiros, Universitário e Campestre. Consertos na rede são as principais causas da interrupção. A Corsan já anunciou o investimento de R$ 2,5 milhões para substituir redes em diversos bairros da cidade.

Interrupções atrasam obras

No Jardim do Cedro, uma obra de 260 metros quadrados teve que ser interrompida nessa terça-feira. O mestre de obras Alcindo Kirsh, 44, conta que teve de pedir ao vizinho os 250 litros de água do tanque reservatório para concluir os trabalhos da manhã. “Não imaginava que o fornecimento só voltaria no outro dia. Deixamos ele sem água também”, lamenta.

Kirsh afirma que a necessidade de água na construção civil é grande, mas há fases da obra em que se torna imprescindível. A aplicação do reboco é uma delas. A conclusão dos três sobrados e das duas casas geminadas está planejada para ser entregue em dois meses, mas as constantes faltas de água podem comprometer o cronograma.

Acompanhe
nossas
redes sociais