Foi lançado ontem, 26, aniversário de 125 anos da emancipação do município, o selo comemorativo que marca a data. Ele é ilustrado por uma fotografia da árvore-símbolo da cidade, o ipê- amarelo. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito Luís Fernando Schmidt.
Cerca de 1,2 mil cópias foram impressas, a um custo de R$ 3,7 mil. O material foi elaborado pela agência de publicidade Happy Net, segundo especificações técnicas determinadas pelos Correios. A partir desta semana, as correspondências oficiais da administração municipal receberão o selo. Entidades representativas locais também serão contempladas. Ainda não há confirmação sobre a produção de um novo lote.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Francisco Antunes, o objetivo inicial era criar o selo em função da escolha da árvore-símbolo da cidade, que ocorreu em setembro do ano passado. Durante o processo, relata, foi decidido unir essa ação às comemorações do aniversário do município.
Conforme Antunes, quatro modelos foram avaliados por representantes do Executivo. “Já sabíamos que seria o ipê-amarelo. Mas ainda precisávamos escolher uma foto bonita e como a imagem seria usada”, comenta.
A imagem
Encontrar a fotografia que ilustrou o selo não foi tarefa fácil. Segundo Antunes, como a época que as árvores florescem já tinha passado, os responsáveis pela montagem da imagem tiveram que procurar uma foto pronta. O curioso é que o fotógrafo responsável pela foto que se tornou um dos marcos oficiais da cidade não é profissional.
O aposentado Ageu Kehrvald, 68, capturou um tapete de flores amarelas, ao longo da av. Alberto Müller, no bairro Alto do Parque, com um celular. Ele revela ter ficado surpreso, já que compartilhar paisagens com os amigos por meio de redes sociais é apenas um passatempo. Ele se diz emocionado com a escolha. “É algo importante, a cidade precisa firmar uma identidade e isso também ajuda a estimular o turismo”, pondera.