Imigrante e Arroio do Meio iniciam os ensaios para as encenações da Paixão de Cristo. Nesta edição, algumas novidades são esperadas. Conforme a integrante e assessor de imprensa de Imigrante, Luise Tombini, a encenação tradicional dos imigrantenses aguarda aprovação do conselho avaliativo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS.
Em caso de aprovação, as apresentações ocorrerão nos dias 18 e 19 de março. Se não for aprovado, o espetáculo ocorrerá somente no dia 19.
[bloco 1]
O local – Convento Franciscano São Boaventura, com arquitetura em pedras grés, continua o mesmo. Os ensaios iniciaram neste mês sob a direção de Marcelo Brentano. Esta é a 11ª edição do evento. Participante desde a segunda edição, o empresário Jairo Gärtner já interpretou Nicodemus, um dos seus personagens preferidos.
Trata-se de um sacerdote que conhecia a cultura judaica e os processos da opressão romana. Era membro do Sinédrio, intérprete da lei dos judeus e tinha conhecimentos da lei de Moisés. O Sinédrio decidiu capturar Jesus sem o consentimento de todos os membros. A reunião que decidiu sobre a vida de Jesus foi feita durante a madrugada.
Hoje, cenas como essas são comparadas com o contexto político-social. Conforme Gärtner, inúmeras decisões são tomadas sem a participação de todos, no apagar das luzes, em reuniões a portas fechadas. “Ainda temos este tipo de pessoa que se acha a boa e a dona da verdade e acha que a decisão dela é soberana.”
Encenação em Arroio do Meio
O distrito de Forqueta inicia os ensaios nesta sexta-feira. Segundo o ator Liniker Duarte, o encontro define a agenda de ensaios até o dia da apresentação. Neste ano, o espetáculo tradicional na comunidade terá algumas mudanças no cenário da lagoa, localizado ao fundo da Igreja São Vendelino.
Desde o início do ano, o local em formato de arena recebe elementos para deixá-lo com mais características de época. Todo ano, dezenas de atores amadores se reúnem e trocam ideias sobre a peça. A maioria deles mora na localidade.