Novas larvas do aedes alertam Teutônia

Teutônia

Novas larvas do aedes alertam Teutônia

Em Canabarro, caso de dengue foi confirmado. Escolas mantêm alunos nas salas

Novas larvas do aedes alertam Teutônia

A Vigilância Sanitária (Visa) decretou alerta à comunidade. O risco de infestação do mosquito aedes aegypti ganha força a cada semana. Nessa quinta-feira à tarde, a equipe da Visa encontrou mais dez larvas do inseto em Canabarro. Desde dezembro, são 15.

Com a descoberta do novo foco, 22 agentes de saúde orientam a comunidade e vistoriam as casas em raio de 300 metros de onde as larvas foram encontradas. As escolas de Educação Infantil na localidade pediram para que os pais mantenham as crianças em casa ou enviem repelente.

Os alunos que estão nas instituições são mantidos dentro da sala de aula, com portas e janelas fechadas. As escolas não medicarão as crianças com febre. Os pais serão chamados de imediato. Na Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo, os pais foram avisados às 17h30min dessa quinta-feira.

[bloco 1]

No dia seguinte, metade dos matriculados ficou em casa. Dos 70 alunos, 35 compareceram. Conforme a diretora Potira Martins Lemes, as atividades no pátio foram suspensas. As portas e janelas estão fechadas. O repelente é exigido e aplicado com frequência. “Estamos mais protegidos dentro das salas”, diz.

A Escola de Educação Infantil Estrelinha está instalada na cidade desde 1992. Desde a fundação, está é a primeira vez que fica em estado de alerta. Dos 97 alunos do educandário, apenas cinco faltaram por estarem viajando. Os pais foram informados nessa sexta-feira e a previsão é que o número de alunos reduza na segunda-feira.

As professoras foram orientadas a realizar atividades dentro de sala de aula. Um aluno apresentou febre e os pais foram chamados. A primeira avaliação médica apontou dor de garganta. Grávida, uma das professoras está preocupada com a possível infestação do mosquito.

Para a coordenadora pedagógica, Débora Closs, toda comunidade deve usar repelente. A atenção com água parada foi dobrada. Pneus que serviam como balanço para as crinças foram virados para evitar água parada. “Até o recipiente que contém água do ar- condicionado foi removido”.

Caso confirmado

Exame em um morador do bairro Canabarro confirmou dengue. O primeiro teste foi realizado no início da semana e teve resultado positivo. Agora, a Visa aguarda o resultado do segundo que deve ficar pronto na quarta-feira.
A pessoa que prestou exame não havia viajado e aumenta a preocupação dos agentes sanitários. “Ainda não podemos afirmar, mas se encontrarmos mais larvas declaramos epidemia,” adianta o coordenador da Visa Nelson Cardoso.

Acompanhe
nossas
redes sociais