Estudantes interessados em concorrer a uma bolsa de estudos por meio do ProUni têm até esta sexta-feira, 22, para se candidatar. As inscrições estão disponíveis a partir de hoje, no http://siteprouni.mec.gov.br.
Na região, as vagas estão disponíveis nas universidades Unopar, Uninter e La Salle. São 62 bolsas, 48 para Lajeado e 14 para Estrela. Dessas, 34 são integrais e 28 parciais, com 50% de descontos nas mensalidades.
Podem concorrer alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em instituições particulares. Pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão também podem concorrer.
[bloco 1]
As bolsas integrais são destinadas para os candidatos com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo ao mês por pessoa. No caso das bolsas parciais, os participantes devem ter renda familiar de até três salários mínimos mensais por pessoa.
Cursos disponíveis
A maior parte das bolsas integrais do Vale foram destinadas para o núcleo de Lajeado da Unopar. São 23 vagas de livre concorrência e outras quatro reservadas por meio do sistema de cotas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Gestão em Recursos Humanos, Pedagogia, Processos Gerenciais e Serviço Social.
O polo da Uninter de Lajeado oferece sete vagas para bolsas integrais, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão em Recursos Humanos, Letras e Pedagogia.
Outras 14 bolsas parciais também estão disponíveis. Entre os cursos, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Produção, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão de Turismo, Matemática e Teologia.
O câmpus de Estrela da Faculdade LaSalle tem duas vagas para bolsa integral, uma para o curso de Agronegócio e outra para Gestão Financeira. Também oferece 12 bolsas parciais, incluindo os cursos de Administração, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.
Na inscrição, os estudantes podem fazer até duas opções de curso, na ordem de preferência. Alunos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão participar da lista de espera. Para isso, deverão fazer nova inscrição no período de 26 a 29 de fevereiro.