Horários dos ônibus  voltam a ser debatidos

Lajeado

Horários dos ônibus voltam a ser debatidos

Moradores do Cedro têm nova reunião hoje

Horários dos ônibus  voltam a ser debatidos

Um grupo de 15 moradores do bairro Jardim do Cedro deve se reunir hoje, 19, para elaborar um documento com sugestões sobre o serviço de transporte público. A reunião ocorre às 20h, na sede da associação de moradores e é a segunda para tratar sobre as mudanças feitas em horários e roteiros dos ônibus no local. No domingo, 70 pessoas, além de representantes da empresa responsável pelo serviço, já haviam se reunido.

Com as mudanças vigentes desde o início do ano, as principais reclamações envolvem os roteiros entre o centro e o bairro. Em alguns casos, afirma o presidente da Associação de Moradores do Jardim do Cedro, José Carlos de

Freitas, a espera pelo transporte superou as duas horas. De acordo com ele, uma das principais demandas do encontro foi a volta dos itinerários utilizados até dezembro passado.

[bloco 1]

Pelo menos, quatro horários serão adaptados a partir de hoje, segundo anúncio feito no domingo. Alguns itinerários, como os da manhã, passam a ser antecipados em 10 minutos para facilitar a chegada ao centro. Os roteiros são da linha 3 e voltam a ter horários com passagem pelos condomínios. As mudanças atendem uma reivindicação de moradores de complexos habitacionais que estavam desassistidos desde o início do ano.

De acordo com Freitas, as mudanças trouxeram impacto não só para moradores do bairro, mas também para usuários do bairro Floresta, também presentes no encontro. Ele reconhece benefícios gerados com a implantação de roteiros mais rápidos, porém, ressalta a necessidade do serviço estar adaptado às demandas dos moradores. “Apesar da maior agilidade, estamos tendo muitas reclamações. O ideal seria ter ônibus, no mínimo, de hora em hora.”

A iniciativa de organizar um segundo encontro, de acordo com o presidente, foi uma forma de identificar melhor as demandas dos usuários. Para participar hoje, foram escolhidos dois integrantes de cada ponto do bairro. Das reivindicações, Freitas espera formular um documento que será levado à Ereno Dörr, prestadora do serviço.

Na semana passada, representantes da empresa já haviam se prontificado a adaptar a atuação no bairro. Nele, são contabilizados, em média, 800 usuários do serviço por dia. A justificativa para as mudanças no horário foi tornar os roteiros mais eficientes e evitar a perda de passageiros. Só em 2015, foram cerca de 102 mil passageiros no município, em comparação com a média de 2014.

Acompanhe
nossas
redes sociais