Encontro musical reúne talentos do Vale

Santa Clara do Sul

Encontro musical reúne talentos do Vale

Evento paralelo à Santa Flor fortalece uma das vocações culturais da região

Encontro musical reúne talentos do Vale

Além de evidenciar uma potencialidade econômica do município, a Santa Flor deste ano será marcada pelo incentivo à cultura. Durante o evento, também ocorrerá a primeira edição do Encontro Musical do Vale do Taquari.

A atividade é organizada pelo Conselho de Dirigentes Culturais (Codic) do Vale. Cada município poderá escolher um músico, dupla, banda ou grupo para participar da programação, que ocorrerá em 20 de março, último dia da Santa Flor.

De acordo com a coordenadora do Codic, Daniela Nicolini, o objetivo do evento é criar um espaço para a divulgação de talentos de forma igualitária. Para tanto, revela, foi criado um encontro e não uma competição. Todos os que subirem ao palco ganham um troféu e um certificado de participação.

Conforme Daniela, a produção desse tipo de evento é dispendiosa e demanda de uma estrutura complexa. Por isso, justifica, foi estabelecida uma parceria com os organizadores da feira, que vai dispor de uma estrutura que garante a realização dos shows. “Em todos os municípios há alguém tentando incentivar iniciativas culturais, mas nem sempre existe espaço”, pondera.

Segundo o presidente da Santa Flor, Gilmar Neumann, a pré-produção está sendo bem -sucedida, o que dá liberdade para abrir portas para esse tipo de colaboração. Para ele, o Encontro Musical do Vale do Taquari contribuirá para o sucesso da feira. “Vai abrilhantar esse evento, e trazer ainda mais público para conhecer nossa atividade”, comemora.

Saiba mais

O Codic é uma entidade cultural ligada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Cada região do estado tem o seu conselho, que é ligado a órgãos representativos das cidades.

Na região, fica junto à sede da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela. Funciona como um setor de orientação sobre atividades culturais para municípios que não têm departamentos exclusivamente dedicados a esse tema.

Também engloba a realização e o incentivo a atividades que congreguem a produção cultural independente, como no caso do Encontro Musical. De acordo com Daniela, cada município pode, voluntariamente, nomear um representante para trabalhar junto ao Codic.

Mas, lamenta, o grupo reduziu no último ano. O Codic funciona por meio de reuniões mensais fixas ou extraordinárias, em função da organização de eventos esporádicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais