Kerb infantil garante a tradição local

Poço das Antas

Kerb infantil garante a tradição local

Evento inicia no dia 23 com baile e janta. Dia 25 a festa inicia com as crianças

Kerb infantil garante a tradição local

A Associação de Canto Esperança promove o tradicional Kerb Ball. A festividade é tradicional e inicia no dia 23 com culto ecumênico na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, animado pelo coral composto por 14 integrantes. Em seguida, ocorre o jantar no ginásio da comunidade ao preço de R$ 25. O cardápio será carne de rês, galeto, linguiça e schweinbraten. A animação fica a cargo da banda Happy Brass.

No dia 25, às 19h, ocorre o baile infantil, como forma de incentivar a preservação da atividade. A programação inicia com dança da polonese ao som da banda Happy Brass. Depois, os adultos ocupam o ginásio da comunidade, na avenida Independência, para comemorar. Na edição passada, os organizadores registraram mil participantes nos dois dias de evento.

[bloco 1]

Presidente da associação, Irineu Wasen, 65, participa desde criança. As lembranças das festas continuam na memória. O baile começava mais cedo, mas a animação continua a mesma, diz.

Preocupação da comunidade
A maior dificuldade da diretoria da Associação de Canto Esperança é conseguir interessados para a sucessão dos cargos. Conforme Wasen, os jovens estão saindo do interior e procurando a cidade. Poucos se interessam em contribuir para a manutenção de atividades tradicionais e comunitárias. Apesar dessa participação reduzida, eles apreciam os bailes e visitam o município para festejar.

Marca da cidade

Com a cultura alemã presente na cidade, os bailes de kerb são tradicionais e alegram. Para a cabeleireira Genoveva Klein, 50, a festa integra toda a comunidade e moradores de outros municípios também se identificam com a diversão. “Tem que cultivar sempre”, diz.

Conforme Mara Cristina Zirbis Godoy, 45, o período de comemorações reforça o ânimo para continuar o trabalho ao longo do ano com disposição. Os bailes de kerb ocorriam para comemorar a colheita do ano anterior. “A tradição se manteve e festejamos as realizações.”

Acompanhe
nossas
redes sociais