Comunidade clama por pavimentação

Lajeado

Comunidade clama por pavimentação

Fluxo intenso de trânsito e formação de poeira fazem moradores cobrarem asfalto

Comunidade clama por pavimentação

Incomodados com o excesso de poeira, moradores de Conventos buscam alternativas para reduzir os transtornos causados pelo trânsito de veículos na rua Pedro Beuren. A via é uma das alternativas para se deslocar entre o bairro e Alto Conventos, além da localidade de Nova Santa Cruz, já em Santa Clara do Sul. Apesar de recorrentes promessas, moradores ainda esperam pavimentação.

Wolmir Beuren, 51, sempre morou em uma casa próximo à estrada. De acordo com o agricultor, nos períodos mais secos, é preciso molhar a estrada pelo menos duas vezes ao dia para diminuir a poeira. “Seguido tem que limpar a casa, já tinham falado de fazer este asfalto há muitos anos e até agora nada.”

[bloco 1]

Assim como ele, vizinhos precisam aderir à prática. Alguns, relata, chegaram a adaptar coletores de água da chuva para molhar a pista. O maior movimento na localidade, segundo Beuren, é verificado aos domingos. Durante a semana, o problema é mais comum fins de tarde e durante o meio-dia.

Outro morador afetado pelo excesso de poeira é Marcelo Gish, 40. Segundo ele, a falta de pavimentação dificulta a rotina das famílias da região. Uma solução ao problema, segundo ele, é aguardada há, pelo menos, três anos. Com a situação, após lavar os veículos da família ou fazer pintura, precisam ficar em local fechado para evitar o contato.

A casa, afirma, precisa estar fechada a maior parte do tempo, só abrem após dias de chuva. A situação já exigiu a criatividade do morador para conseguir comemorar o aniversário do filho. “Teve umas duas vezes que precisamos usar um pulverizador para buscar água e molhar a estrada. Não tinha como ficar aqui.”

Com o problema, afirma, mobilizações para chamar a atenção do poder público são comuns entre os moradores. Além do incômodo, ele ressalta o risco gerado para os usuários da estrada. Acidentes também são recorrentes devido ao desgaste da estrada. Até o fechamento da edição, o Executivo não havia se manifestado sobre o caso.

Acompanhe
nossas
redes sociais