Retirada de árvores  dá início a mudanças

Encantado

Retirada de árvores dá início a mudanças

Obra deve alterar trânsito no trevo do Peteba

Retirada de árvores  dá início a mudanças
oktober-2024

O risco de acidentes devido ao grande fluxo de veículos no cruzamento entre as RS 129 e 332 deve ser amenizado. De acordo com a administração municipal, a retirada de mais de 50 árvores do entorno, que deve terminar hoje, precede o início das obras de reformulação do entroncamento.

De acordo com o secretário de Planejamento Roberto Antônio Turatti, uma equipe da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve começar o trabalho nesta segunda-feira, 18. O traçado da estrutura viária, adianta, deve ser alterado, além de receber uma nova rótula.

Conforme Turatti, além do corte das árvores, feito mediante licença ambiental, paradas de ônibus que ficam no entorno também serão temporariamente desativadas. Ele afirma que tais mudanças não afetarão o itinerário de linhas que passam pelo local. “Isso é temporário, depois da conclusão das obras, elas serão reposicionadas de maneira mais segura”, comenta.

[bloco 1]

Para ele, o trânsito no local apresenta riscos em função de ser um vértice de vias importantes e de movimento intenso. Também passam pelo local, lembra, as RS 425 e 433. “Além disso, dá acesso aos bairros Jardim do Trabalhador, São José, Nova Morada e Planalto”, destaca.

Insegurança

Atropelamentos e colisões com ferimentos graves ou morte preocupam moradores e trabalhadores da área. De acordo com o jardineiro Ademir Turatti, 60, que vive próximo ao trevo faz mais de 40 anos, nunca foi seguro circular pelo local.

Para ele, grande parte dos acidentes acontece em função do excesso de velocidade. Por isso, afirma que as obras só resolvem o problema se houver conscientização. “Se ninguém respeitar os limites e sinais, não adianta de nada”, aponta.

Conforme o vendedor Marciano Piccinini, 39, que trabalha em uma loja no entorno, o trecho é complicado em função do grande fluxo. As mudanças, argumenta, são válidas e podem ajudar muito, mas de nada servem sem a atenção dos condutores. “Engenheiro e operários têm um trabalhão pra fazer isso, mas não adianta ficar mudando se os motoristas ignoram”, lamenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais