A mudança de horários e roteiros das linhas de ônibus entre o bairro Jardim do Cedro e o centro motivou a convocação de reunião entre moradores e representantes do Executivo e Ereno Dörr. Ela ocorre neste domingo, às 9h, no ginásio da associação de moradores. Desde a implantação das novidades, atrasos e transtornos são relatados por usuários do serviço.
Para o presidente José Carlos Freitas, a recepção ao novo modelo é divergente. De acordo com ele, com a disponibilidade de três linhas pelo bairro e os novos roteiros, o trajeto entre bairro e centro foi agilizado. Atribui as críticas geradas à desinformação e ao pouco tempo em vigor. “É muito recente para avaliar. Metade gostou, metade não gostou.”
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Entre as famílias do bairro, o casal Bruno Martens, 76, e Ernilda, 74, depende de ônibus de duas a três vezes por semana. Sem veículo próprio, nem a possibilidade de percorrer o trecho a pé, ainda buscam se adaptar às mudanças.
Eles divergem sobre os efeitos das adequações. Enquanto Bruno elogia a agilidade do novo trajeto, Ernilda afirma ser preciso mais opções de horários. Opinião similar à de Ernilda tem Lili Schivantes, 57. De acordo com ela, a insatisfação já fez moradores a iniciarem um abaixo-assinado pedindo melhorias no serviço. Um dos principais problemas indicados por ela é o excesso de ônibus em um mesmo horário.
Problema de adaptação
As reclamações com as mudanças no bairro vêm sendo acompanhadas pelo gerente da Ereno Dörr, Fabrício Schneider. Para amenizar o impacto das alterações, desde dezembro, foram distribuídos mais de um mil folhetos com os novos horários nos dois sentidos da linha, de acordo com o gestor.
Conforme ele, os ajustes foram uma forma de adequar o serviço à necessidade dos usuários e evitar a redução do número de passageiros. Só em 2015, segundo Schneider, a empresa registrou 102 mil passageiros a menos se comparado com o ano anterior. O bairro é tido como um dos principais trajetos e tem estimativa de 800 usuários por dia.
As novidades, afirma, trouxeram maior agilidade ao serviço, com a inversão da rota dentro do Jardim do Cedro. A medida foi aplicada em duas das três linhas mantidas.
Para o trajeto entre o bairro e o centro, a exigência caiu de uma média de 22 minutos para 10. Outra mudança, de acordo com Schneider, foi no número de horários disponíveis. Dois foram retirados da programação dos motoristas, enquanto oito foram incluídos durante o dia.