Frei assume Paróquia São Cristóvão

Lajeado

Frei assume Paróquia São Cristóvão

Flávio Guerra, 62, prevê período de reavaliação e novidades para a comunidade

Frei assume Paróquia São Cristóvão

A posse do frei Flávio Guerra, 62, que passa a responder pela coordenação da Paróquia São Cristóvão, ocorreu no sábado à noite. O religioso assume a responsabilidade pelas atividades eclesiásticas e sociais desenvolvidas na comunidade.

De acordo com Guerra, que nasceu em Três Lagoas, Progresso, em uma família de comerciantes, o pai queria que os filhos dessem continuidade a essa profissão. Mas desde criança ele já sabia que queria ser padre e com 12 anos entrou no seminário.

Depois de terminar os estudos, passou um ano conhecendo a vida franciscana, cuja característica principal é a dedicação aos mais necessitados. Em 1975, foi para Porto Alegre, e cursou dois anos de Filosofia. Ainda na capital, se formou em Teologia.

[bloco 1]

Depois de concluir a formação, foi nomeado como pároco de Mauá, em São Paulo. Nesse período, vivenciou o que descreve como uma grande oportunidade, em função da convivência com pessoas de diferentes regiões do país.

Em 1983, foi enviado para Roma, onde cursou o mestrado em Teologia Moral. Durante o período na Europa, substituiu um colega em uma cidade perto de Munique, na Alemanha. Experiência que considera curiosa, já que é de origem italiana, mas precisava rezar missas em alemão.

Foi professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do RS, ocupou o cargo de vice-coordenador dos freis franciscanos no estado. Mas seu trabalho se destaca pela atuação em comunidade pobres da Região Metropolitana. “Gosto de organizar coisas novas, a partir das necessidades do lugar onde estou”, revela.

Acompanhe
nossas
redes sociais