As inscrições para o curso de Odontologia da Univates seguem até o dia 18. Interessados em concorrer as 30 vagas oferecidas por meio da nota do Enem dos anos de 2013, 2014 ou 2015 devem fazer o cadastro no site da instituição. O resultado definitivo será publicado nos quatro dias seguintes ao término do prazo.
A saúde bucal está diretamente relacionada à qualidade de vida e ao bem-estar. Conforme o coordenador do curso, professor Maurício Fernando Nunes Teixeira, a proposta é pensar não apenas na técnica profissional, mas no contexto em que a pessoa atendida está inserida, refletindo sobre as doenças bucais que podem ser desencadeadas.
[bloco 1]
“O curso foi pensado a partir de competências que podem mudar o quadro geral de saúde da população regional. De que forma o dentista, como profissional da saúde, precisa estar preparado para isso?”
Teixeira acrescenta que o curso da Univates tem alguns diferenciais, entre eles, o uso de metodologias ativas para o aprendizado dos acadêmicos, a fim de problematizar a experiência que os estudantes já têm e adquirir novos conhecimentos. “Também oportunizamos aos acadêmicos a vivência, logo no primeiro semestre de curso, na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures).”
A Cures tem convênio com os municípios de Lajeado, Arroio do Meio e Estrela, onde oito cursos da instituição têm contato com secretarias de Saúde, profissionais da área e usuários. Logo no início das aulas, os acadêmicos do curso de Odontologia resolvem problemas ligados à área da saúde e, posteriormente, voltam-se para casos odontológicos. A partir da metade do curso, os estudantes atendem a comunidade externa.