Comércio regional projeta liquidações

Vale do Taquari

Comércio regional projeta liquidações

Associações orientam empresários sobre como impulsionar vendas após o Natal

Comércio regional projeta liquidações

Passadas as celebrações de Natal e Réveillon, as quais condicionam ao comércio um dos principais resultados financeiros do ano, as vendas entram em declínio. Durante as próximas semanas, lojistas de diferentes segmentos adotam variadas estratégias para impulsionar o consumo. Entidades patronais se antecipam ao período de liquidações e orientam empresários sobre como aumentar a eficácia das campanhas.

Em Teutônia, a Câmara da Indústria e Comércio (CIC) prepara a palestra “O que é importante para uma liquidação de sucesso”, com a consultora nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação, Soeli Terezinha de Oliveira, de Novo Hamburgo. O evento ocorre no dia 26, das 19h15min às 21h15min, no auditório 3 da entidade. Gratuito aos participantes do Liquida Teutônia 2016, previsto para fevereiro, custa R$ 15 aos demais interessados.

Secretária-executiva, Carina Schulte Bolfe projeta quatro dias de liquidação, sem anunciar a data específica. De acordo com ela, muitos comerciantes consideram o período um dos mais importantes do ano. “Muitos clientes deixam de comprar em dezembro, esperando a chegada das campanhas, que dão uma movimentação importante no comércio.”

[bloco 1]

Conforme projeção da CIC, 177 empresas de diferentes segmentos devem participar do Liquida Teutônia. Como são vários ramos, aponta Carina, cada lojista terá autonomia para definir percentuais de descontos e quais artigos integrarão a campanha. “Teremos desde materiais de construção até calçados. É bem diversificado. Além disso, cada lojista recebe um kit de identificação do estabelecimento.”

Em Lajeado, a campanha deve ficar para a segunda quinzena de fevereiro, com duração de três dias. De acordo com o presidente da CDL, Heinz Rockenbach, todos os detalhes serão acertados nos próximos dias. “Mesmo que muitas pessoas estejam fazendo liquidações próprias, a maioria dos empresário vê que no coletivo o resultado é mais impactante.” Segundo projeção, 116 lojistas devem participar.

Incremento nas vendas

Vendedora de uma loja de eletrodomésticos em Teutônia, Neuseli Heirich enaltece a importância das liquidações para incrementar as vendas. Na semana passada, o estabelecimento apresentou a primeira campanha de descontos do ano. Desde então, os resultados são expressivos, em especial nas vendas a prazo. “Os clientes preferem mais tempo para pagar.”

Entre os benefícios ofertados, o primeiro pagamento para abril foi o que mais agradou. Os descontos nas compras à vista partiam de 25 % a 50 %. As promoções de início de ano contribuem para o balanço econômico do comércio. Para fevereiro, a loja estará em liquidação com outros produtos.

De acordo com a gerente de outra loja da cidade, Cíntia Strauss, o período de promoções no início do ano é aguardado pela comunidade. Para atender e atrair mais clientes, organizam descontos de até 70% à vista. Mesmo nas compras a prazo, o cliente consegue 30% em alguns itens e ainda parcela em dez vezes sem juros. “As pessoas se preparam para aproveitar as promoções.”

Acompanhe
nossas
redes sociais