Tocha olímpica cruzará o Vale em 2016

Vale do Taquari

Tocha olímpica cruzará o Vale em 2016

Principal símbolo dos Jogos Olímpicos passará por Lajeado e Encantado em julho

Tocha olímpica cruzará o Vale em 2016
CCR-aviso-ponte

A partir de maio, a tocha olímpica passará por mais de 300 cidades brasileiras. O “fogo sagrado” surgido na Grécia Antiga inicia a trajetória nacional pela capital Brasília. No RS, visitará mais de 20 municípios, entre eles, Lajeado e Encantado.

Ontem, uma equipe do Comitê Olímpico Rio 2016 esteve em Encantado para tratar dos detalhes do revezamento da tocha olímpica que passará pelo município no dia 5 de julho. Participaram da reunião o prefeito, Paulo Costi; o vice-prefeito, José Calvi; o presidente da câmara de vereadores, Luciano Moresco; o chefe de gabinete, Saul da Silva; o procurador jurídico, João Fernando Vidal; o representante da Brigada Militar, sargento José Acemar Cavalheiro Machado; a representante do Colégio Cenecista Mário Quintana, professora Ilde Pederiva; o coordenador municipal de Trânsito, Getúlio Leonel dos Santos Nunes; e secretários municipais.

[bloco 2]

O município terá dez condutores da tocha olímpica. Eles foram selecionados pelos patrocinadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, e pelo comitê, e serão anunciados nos próximos meses. Cada um levará a tocha por cerca de 200 metros acompanhado por um comboio de carros da Brigada Militar, dos patrocinadores, dos condutores da tocha, do comitê , de imprensa, além de batedores da Brigada Militar e seguranças.

Conforme o coordenador municipal da Força-Tarefa do Revezamento da Tocha Olímpica, o secretário de Desenvolvimento, Roberto Pretto, o evento será mais um momento para integrar toda a comunidade em um momento histórico para Encantado.

[bloco 1]

“Certamente será uma grande festa para o nosso município e para o país, pois sediaremos algo inédito. Receber o revezamento da tocha olímpica nos enche de orgulho, pois fomos selecionados dentre tantos municípios de nosso estado. Encantado está de parabéns e toda a comunidade local e regional está convidada a prestigiar este momento único de celebrarmos o esporte”, destaca.

Após a reunião, os representantes do Comitê Olímpico Rio 2016, liderados pela gerente regional Antônia Moro, foram acompanhados pelo vice-prefeito e pela secretária da Juventude, Desporto e Turismo, Anapaula Gotardi, durante o trajeto da tocha. Os pontos foram demarcados e serão divulgados mais adiante.

Cronograma

Conforme o cronograma divulgado no ano passado, a tocha inicia a passagem pelo RS em julho, um mês após chegar a Brasília. Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul foram escolhidas para acolher por uma pernoite a chama histórica, após a sequência de eventos turísticos pelo interior. Elas são as chamadas cidades de celebração.A previsão de chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, é o dia 5 de agosto, no Maracanã.

Além das cidades da região, a tocha passará por Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ocorrem entre 5 e 21 de agosto. Mais de dez mil atletas de 206 países são aguardados. Em 17 dias de evento, serão disputadas 306 provas com medalhas. Será a primeira edição do maior evento de esportes do mundo realizada no Brasil. A próxima Olimpíada será em Tóquio, no Japão.

Acompanhe
nossas
redes sociais