Projeto artístico arrecada doações

Cultura

Projeto artístico arrecada doações

A intenção é tornar o Arte Livre um evento itinerante para levar a arte a outras cidades do Vale do Taquari. Por onde passam, organizadores plantam árvores

Projeto artístico arrecada doações
oktober-2024

Depois de três edições realizadas em Lajeado, a organizadora do Arte Livre, Natasha Cremonese, busca doações para adquirir uma kombi, que será usada em prol do projeto. A intenção é levar materiais e expositores para realizar o evento em mais cidades da região. “Também transportaríamos as mudas de árvore que sempre plantamos durante os eventos.”

A primeira edição do Arte Livre teve público de 200 pessoas. A segunda reuniu 250 e a terceira, cerca de 500 pessoas. Ocorre sempre no Parque Professor Theobaldo Dick, mas em locais diferentes do parque. Para as próximas, Natasha gostaria de levar o projeto ao Jardim Botânico e ao Parque do Engenho. “Essa é a característica: um projeto móvel.”

Além das exposições, a programação tem apresentações de teatro e oficinas. “A proposta é a união das pessoas não só para expor arte, mas também para se comunicar”, diz Natasha. Os participantes ajudam a organizadora de forma voluntária como podem. “Cada um leva alguma coisa e assim construímos o Arte Livre.”

Popularização do Arte Livre

Natasha recorda que proposta do projeto surgiu uma noite quando estava reunida com os amigos em casa. Eles deram a ideia por ela ter experiência com artesanato. O primeiro encontro foi no pátio de casa, em Santa Cruz do Sul.

A programação teve oficinas de reciclagem e debates sobre consciência ambiental. Os participantes também fizeram o almoço juntos. “Foi um programa bem familiar.”

Depois de outras edições na cidade, Natasha trouxe o evento a Lajeado. Apesar de não conhecer muitas pessoas no Vale do Taquari, o Arte Livre tomou grandes proporções pelo boca a boca. “As pessoas acham diferente, pois têm oficinas para aprenderem algo.”

A ideia de plantar árvores e criar hortas comunitárias veio da vontade de prover alimentos aos que passam fome nas ruas. Natasha também conta com doações de mudas e sementes

Para participar do Arte Livre expondo ou ministrando oficinas, basta contatar com a página do projeto no Facebook, para que Natasha fique ciente de quantas pessoas participarão do evento. “O importante é aproveitar esse momento feito por todos, para todos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais