Programas de férias proporcionam  diversão e aprendizado

Comportamento

Programas de férias proporcionam diversão e aprendizado

Crianças estão acostumadas a passar horas entretidas com videogames, computadores e televisão. Os projetos de férias são opção para quebrar a monotonia da rotina e exercitar corpo e mente dos pequenos

Programas de férias proporcionam  diversão e aprendizado

Chega a temporada de férias e para alguns pais a época se torna penosa. Muitos não conseguem combinar o seu período de recesso com o dos filhos. Enquanto a rotina para os adultos não para, os pequenos querem continuar se divertindo e aprendendo.

Com tantas opções tecnológicas, fica fácil entretê-los. Mas é preciso tomar cuidado com o desenvolvimento das funções psicomotoras das crianças. Para exercitar o corpo e a criatividade, é preciso dar uma pausa nas telas de computadores e televisões.

Pensando nisso, a equipe da Núcleo Consultoria Psicológica e Empresarial criou o projeto Cara de Férias. A ideia inicial era realizar um programa no qual as crianças pudessem praticar atividades diferentes, que fugissem da rotina do resto do ano. Cada turma terá oito crianças, com os exercícios realizados na sede da Núcleo.

Por dia, são feitas diversas atividades tematizadas. O foco é no método lúdico, com repertório exclusivo desenvolvido por psicólogas e pedagogas para proporcionar às crianças experiência de aprendizado com cara de férias. “São brincadeiras com conteúdo”, diz Rafael Kochhann, integrante da equipe. As crianças poderão montar analogias e absorver algum ensinamento para a vida, conta.

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São diversas brincadeiras, desde confecção de brinquedos antigos, até assistir a filmes, interpretar personagens e realizar atividades físicas de artes marciais. Segundo Kochhann, o momento de criatividade é de extrema importância. Na montagem do programa, também procuraram deixar as crianças construírem autonomia e responsabilidade. “Elas tomam a direção da própria experiência.”

Algumas atividades ainda buscam apresentar novos valores às crianças. A construção de brinquedos antigos com material de sucata é um exemplo, para aprenderem mais sobre reciclagem e sustentabilidade.

Segundo a integrante da equipe Haigli Heissler (experiência como professora de Educação Infantil), a atividade ainda tem o poder de fortalecer os laços entre as famílias. “Se a criança não tem contato diário com a avó, talvez a procure para saber mais dos brinquedos de sua época.”

Descobrindo novos limites

Segundo Ana Beatriz Marques, integrante do Cara de Férias e psicopedagoga clínica e institucional, estar em casa sempre conectado ao mundo virtual se tornou prática comum. “Por isso, é necessária quebra na rotina, para fugir da mesmice.”

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Apesar de hoje existirem jogos de videogame e on-line extremamente interativos, são atividades que fazem as crianças ficarem paradas. “Se deixarmos, elas passam 12 horas sentadas.” Esse comportamento pode trazer cansaço mental e consequências no desenvolvimento psicomotor.

O Cara de Férias traz a possibilidade de educar uma criança tirando-a do espaço ao qual está acostumada. Para os pais, é uma maneira segura de fazer os filhos enfrentarem novos desafios.

A preocupação com o desenvolvimento das capacidades de uma criança hoje não vem só dos pais, mas também das escolas. “A instituição tem papel fundamental na hora de realizar apontamentos.” Segundo a psicopedagoga, existem pais críticos frente à realidade dos filhos ligados em tecnologia.

Mas também há os que estão inseguros com a nova realidade, pois ainda não sabem qual limite devem impôr. “É preciso adequar à realidade de cada um, encontrando equilíbrio.”

Programação Cara de Férias

Segunda: Cinema a La Carte – As crianças escolhem o filme. Isso as torna parte ativa na construção do restante das temáticas do Programa Pipoca. Depois, elas tomam conta do palco em reprodução teatral, abordando os principais conceitos e aprendizados.
Terça: Uma Viagem no Tempo – Em um resgate de outras gerações, as crianças são instigadas a explorar brincadeiras dos “tempos da vovó”. Valores essenciais à vida, responsabilidades e interação com os colegas serão abordados durante a confecção de brinquedos.
Quarta: Master Cheff – Dia de explorar as habilidades culinárias. Por meio da facilitação de diversas atividades na cozinha, a diversão toma conta ao se abordar conceitos como alimentação saudável e a matemática dos ingredientes e receitas.
Quinta: Inventando o Futuro – As crianças serão desafiadas a desenvolver solução de problema real. Com ajuda de um facilitador e de diversos materiais diferentes, como sucata e Lego, invenção revolucionária será construída por meio de divertidos experimentos científicos.
Sexta: Ninja Squad – Na sexta-feira, em atividade ao ar livre, as crianças terão a oportunidade de praticar artes marciais com instrutor profissional. Elas serão desafiadas a formar equipes e competir em atividades físicas.

Na companhia de outras crianças

O Projeto Brincando nas Férias, do Sesc Lajeado, também está com inscrições abertas. A ação ocorre de 11 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta. O limite é de 60 crianças, entre 4 e 10 anos de idade, divididas em quatro turmas. O cronograma tem diversas atividades recreativas, como oficina de culinária, hora do conto, sessão de cinema, gincanas e jogos.

O projeto visa proporcionar melhores condições para o aproveitamento do tempo livre das crianças. As atividades promovem desenvolvimento de hábitos saudáveis e estimulam a integração social.
A ideia do projeto surgiu para solucionar a demanda de pais que não conseguem conciliar suas férias com as dos filhos.

Tudo isso com atividades lúdicas, esportivas e educativas. As crianças ainda podem curtir suas férias na companhia de outras crianças. O cronograma foi montado por equipe multidiciplinar do Sesc. São profissionais da área da educação, esporte e cultura.

Neste ano, as atividades ocorrem na sede do Sesc Lajeado, com estrutura adequada. Também serão oferecidas ações externas, como trilha e piquenique em parques.

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