Governo adota novo modelo de ensino

Santa Clara do Sul

Governo adota novo modelo de ensino

Município estabelece sistema que mistura aprendizagem por ciclos e por séries

Governo adota novo modelo de ensino

Os estudantes da rede municipal terão uma nova metodologia de ensino em 2016. Projeto da Secretaria da Educação pretende mesclar dois sistemas de educação, por ciclo de alfabetização e seriado, visando garantir melhorias no desempenho dos alunos.

De acordo com o secretário Gilmar Antônio Hermes, a mudança é resultado de um projeto educacional iniciado em 2009. Segundo ele, a metodologia a ser adotada no município será única, por unir os dois modelos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Para Herms, o modelo tradicional de escola seriada tem como foco principal o professor, e ensina conteúdos de forma isolada. Já no modelo em ciclos, o aluno se torna o centro do processo de aprendizagem e as disciplinas são trabalhadas por meio de projetos conjuntos.

Outro problema da escola tradicional, avalia, é a distorção entre a idade dos alunos e a série na qual estudam. “Temos alunos de 9 anos no 2o ano do Fundamental, por exemplo. Queremos corrigir isso com conceitos da escola por ciclos.”

Na nova metodologia, os alunos serão avaliados de forma permanente e estimulados a desenvolver o conhecimento de maneira constante. “Vamos aproveitar o conhecimento que os alunos trazem de casa e fazer com que eles tenham voz e interajam com os objetos estudados.”

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Os meios de comunicação da região e as novas tecnologias de interação serão utilizados como fontes de pesquisa e aprendizagem. A intenção é fazer com que a escola deixe de ser o único espaço de obtenção de conhecimento, além de estimular a reflexão sobre questões relativas às comunidades.

Conforme Hermes, a proposta também visa assegurar uma maior participação da família e da comunidade no processo educacional. Estão previstos debates constantes com os pais para integrá-los de forma efetiva ao projeto e atendimentos individualizados aos alunos.

“Teremos a garantia de permanência dos estudantes com maiores dificuldades”, afirma. Para que o processo seja efetivo, uma equipe de apoio multidisciplinar foi formada com a participação de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, coordenadores pedagógicos e nutricionistas.

Interdisciplinaridade

A interação entre as diferentes matérias da grade curricular será um dos principais diferenciais do novo sistema. Conforme Hermes, temas contemporâneos poderão ser trabalhados sob ângulos distintos por alunos de diferentes faixas etárias.

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Como exemplo, cita a possibilidade de trabalhar temáticas polêmicas, como as dificuldades da economia, com todos os alunos. “O professor de Português pode pedir a elaboração de redações, o de Matemática pode trazer exercício com índices e valores e assim por diante.”
Para que a metodologia funcione, alerta para a necessidade de atualização constante do corpo docente, por meio de programas de formação continuada. “O ganho será muito grande, mas o trabalho será muito maior.”

Implantação gradativa

O secretário afirma que o novo modelo será implementado de forma gradual. Em 2016, a metodologia atenderá alunos até o 3o ano do Ensino Fundamental. “Vamos manter um diálogo constante com os pais para abrangermos nos próximos anos todas as turmas da rede municipal.”

Segundo Hermes, a mudança não exigirá ampliação dos investimentos na área. “A mudança depende mais de vontade do que de recursos, pois hoje já aplicamos 34% do orçamento na educação.”

Hoje, a rede municipal atende 610 alunos. Conforme Hermes, em 2015 os índices de aprovação chegaram a 95% e apenas um estudante evadiu. “São índices bons, mas pretendemos chegar a zero em reprovações e evasões.”

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