Educação Infantil: 600 crianças sem vaga

Lajeado

Educação Infantil: 600 crianças sem vaga

Número representa cerca de 20% das matrículas realizadas em 2015 nas 22 Emeis

Educação Infantil: 600 crianças sem vaga

A menos de um mês do início do ano letivo, marcado para 4 de fevereiro, centenas de famílias se veem diante um problema: nem todas crianças terão oportunidade a uma vaga na Educação Infantil.

Em meio ao período de matrículas para as 22 escolas de Educação Infantil, a rede pública de ensino estima em 600 o déficit de espaços.

Os números foram detalhados pela secretária da Educação, Eloede Conzatti, em entrevista à Rádio Independente nessa terça-feira de manhã. De acordo com ela, as situações mais preocupantes ocorrem em Conventos e no Jardim do Cedro, resultado do crescimento populacional desses bairros nos últimos anos.

Apesar de o período de matrículas estar aberto, o governo orienta familiares ou responsáveis a contatar as direções escolares a partir do começo de fevereiro.

Por enquanto, observa a secretária, os educandários estão em férias. Mesmo assim, as diretoras entram em contato com aqueles que se inscreveram. Eloede reforça que mães precisam apresentar comprovante de trabalhou ou estudo.

No ano passado, as escolas de Educação Infantil atenderam quase três mil crianças. Um dos planos da administração municipal para ampliar a oferta de vagas fracassou.

[bloco 1]

A construção de uma nova escola no bairro Conventos, com capacidade para 188 crianças em turno integral, não foi concluída em virtude de problemas com a construtora.

Após meses de trâmites burocráticos para resolver os entraves, a administração municipal publicou novo edital de licitação para o educandário em dezembro. Segundo projeção, as obras devem começar neste primeiro trimestre e serem concluídas ao longo do ano. Com recursos do FNDE, serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão.

Enquanto o novo prédio não sai do papel, o educandário funciona em salas alugadas do Colégio Sinodal Conventos, em espaço insuficiente para atender a demanda. Diversas famílias aguardam por vagas e, diante da falta de opção, muitas pagam cuidadores ou levam os filhos para creches de outros bairros.

Além disso, a administração municipal projeta a construção de uma segunda escola para este ano. Instalado no bairro Bom Pastor, o educandário deverá ter cerca de 180 vagas. Contudo, não há previsão para a obra.

Mais professores

Para 2016, o município reforçou o quadro de professores, o que também deve viabilizar a oferta de mais vagas. Nessa segunda-feira, 23 educadores aprovados em concurso público realizado há quatro anos foram nomeados pela secretaria.

De acordo com a supervisora de Educação Infantil, Jordana Reckziegel, algumas das novas professoras que integram as equipes já atuavam como monitoras no município. “Era uma luta que vínhamos travando para que pudéssemos iniciar o ano com o quadro completo. Essas são algumas das metas do Plano Municipal de Educação que estão sendo atingidas.” O remanejamento será de acordo com a necessidade das escolas.
Os novos servidores assumem as vagas até a próxima terça-feira e serão incorporados às atividades do Programa de Férias, que iniciou nesta semana. Em seguida, ingressam nas escolas onde vão trabalhar.

Acompanhe
nossas
redes sociais