Agência fica 6 meses sem emitir carteira

Vale do Taquari

Agência fica 6 meses sem emitir carteira

Trabalhadores precisam encaminhar documento em unidade de Arroio do Meio

Agência fica 6 meses sem emitir carteira

Suspenso em julho do ano passado, o trabalho de emissão de Carteiras de Trabalho (CTPS) no Sine de Lajeado continua sem ocorrer. A situação obriga moradores da cidade a procurarem outros municípios e causa sobrecarga no serviço oferecido em cidades vizinhas.

De acordo com o auxiliar administrativo responsável pela emissão de CTPS e carteiras de identidade em Arroio do Meio, Jean Maikel Weizenmann, o excesso de procura vinda de Lajeado atrapalha a demanda da cidade. “Como temos muita gente de fora, e cada atendimento leva alguns minutos, não conseguimos receber a todos.”

Segundo ele, os dias de maior movimento são as segundas e as sextas-feiras quando, na média, entre 30 e 35 pessoas procuram o serviço. “Já tivemos dias com mais de 40 atendimentos”, garante.

Conforme Weizenmann, a situação se torna injusta, pois o serviço é custeado pelo próprio município. “A emissão teria parado não fosse a iniciativa da administração em assumir essa função, por meio de uma parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).”

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Para ele, a administração de Lajeado deveria ter assumido a responsabilidade diante das dificuldades do Governo do Estado em solucionar o problema. Segundo Weizenmann, os moradores da cidade vizinha costumam reclamar das dificuldades em obter o documento.

“Precisam ir de um município ao outro, às vezes mais de uma vez, para encaminhar as documentações necessárias”, ressalta. Conforme o servidor, o serviço oferecido na cidade foi estruturado para atender apenas a demanda de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro. Os atendimentos ocorrem das 13h30min às 16h30min, na Secretaria de Educação.

Problema recorrente

De acordo com o coordenador do Sine Lajedo, Oilquer Soares dos Santos, a emissão de CTPS foi suspensa devido a uma pane no aparelho que coleta assinaturas e faz fotografias digitais, ocorrida em julho de 2015. Problemas com o sistema informatizado também foram registrados na unidade.

Segundo Santos, o Governo do Estado realizou uma licitação para aquisição dos equipamentos. “Como a demanda era grande, devido a problemas em outros municípios, e o custo é alto, foi necessário abrir o processo.”

De acordo com a FGTAS, os aparelhos foram adquiridos e aguardam trâmites burocráticos para serem encaminhados aos municípios. Porém, não há uma data determinada para a conclusão do processo. A previsão é que a instalação ocorra no início do próximo mês.

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