União destina verba para reconstrução

Mato Leitão

União destina verba para reconstrução

Ponte sobre o Arroio Sampaio foi destruída após enxurrada em junho de 2014

União destina verba para reconstrução
oktober-2024

As obras para reconstrução da ponte em Sampaio, ligando o município a Santa Clara do Sul, devem iniciar neste mês. A possibilidade surgiu depois de ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) o envio de R$ 383,2 mil em parcela única para os serviços.

O acesso entre os dois municípios havia sido interrompido após uma enxurrada em junho de 2014. Em maio do ano passado, técnicos e representantes da Defesa Civil avaliaram a situação da ponte colocaram o município entre os 19 contemplados (88 haviam solicitado investimentos similares ao Ministério da Integração Nacional).

Pela publicação no DOU, devido à natureza e volume de ações, os serviços e obras devem ser executados em até um ano após a publicação. O anúncio foi comemorado pela prefeita Carmen Goerk que viajou em dezembro a Brasília.

Na capital federal, ela teve audiência com o Ministério da Integração Nacional sobre o tema e tratou da liberação de recursos para pavimentação da rua Ervino Leopoldo Kuhn. “É motivo de comemoração, era um pleito muito requisitado na comunidade.”

Ação conjunta

Em outubro, representantes dos dois municípios beneficiados com a reconstrução da ponte se reuniram para assinar um contrato de colaboração. Na época a prefeita e o líder do Executivo de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, trataram sobre os detalhes do andamento dos trabalhos no local.

Como forma de contrapartida, cada administração ficará responsável pela colocação do aterro necessário para as margens de cada município. Pelo projeto, a ponte terá capacidade de suportar peso até 30 toneladas. Com duas pistas, terá 22 metros de extensão, 9 metros de largura e 5 metros de altura. Uma das novidades é a adaptação para a travessia de implementos agrícolas.

Acompanhe
nossas
redes sociais