Abafamento marca a  primeira semana de 2016

Você

Abafamento marca a primeira semana de 2016

Estimativa prevê calor de 30 ºC e chuvas localizadas

Abafamento marca a  primeira semana de 2016

O ano começa com calor e umidade. Nesta semana, uma massa de ar quente atua sobre o território gaúcho e, intercalada com áreas de instabilidade, propicia dias abafados e propícios a pancadas de chuva. Tal condição deverá se repetir ao longo de todo mês na região.

Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), de Lajeado, a massa de ar permanece sobre o estado hoje. Ao longo do dia, o sol aparece com nebulosidade variável e, entre a tarde e noite, podem ocorrer chuvas típicas de verão. A temperatura varia entre 23ºC e 33ºC, persistindo a sensação de calor.

Amanhã, apontam a coordenadora do CIH, Fabiane Gerhard, e a auxiliar técnica, Carolina Heinen, o sol aparece por alguns intervalos. Contudo, instabilidades avançam sobre o RS e devem resultar em pancadas de chuva, com chance de temporais isolados. A sensação será de abafamento, em especial antes da mudança no tempo. A mínima fica em 24ºC e a máxima em 29ºC

[bloco 1]

Na quinta-feira, o tempo permanece instável. De acordo com o CIH, o sol aparece no Vale alternado por períodos de céu encoberto, quando ainda podem acontecer chuvas esparsas. A temperatura varia entre 22ºC e 30ºC.
Na sexta-feira, o sol volta a predominar e confere uma tarde quente. Por conta disso, a partir do fim do dia, pode chover de forma isolada.

Fim de semana

O tempo deve continuar instável no fim de semana, destacam Fabiane e Carolina.
No sábado, o sol aparece na região, mas entre a tarde e noite instabilidades de fraca atividade avançam a partir do Norte gaúcho, provocando aumento da nebulosidade e chuvas isoladas.

No domingo, o tempo continua instável. As temperaturas se elevam, porém, menos que nos dias anteriores.
Conforme os atuais prognósticos, o tempo deve seguir instável na próxima semana. De modo geral, janeiro deve ter chuvas frequentes, em especial entre a tarde e a noite. Os volumes devem ficar acima da média do mês e por isso a tendência é de menos dias com temperaturas acima dos 35°C.

Acompanhe
nossas
redes sociais