Novos desafios

Você

Novos desafios

Desafiar a si, romper limites e barreiras, enfrentar medos. É o que pessoas que praticam esportes radicais buscam. Fugir do estresse da cidade e da rotina é necessário. Segundo a psicóloga Fernanda Nicaretta, as pessoas que procuram esse tipo de…

Por

Novos desafios

Desafiar a si, romper limites e barreiras, enfrentar medos. É o que pessoas que praticam esportes radicais buscam. Fugir do estresse da cidade e da rotina é necessário. Segundo a psicóloga Fernanda Nicaretta, as pessoas que procuram esse tipo de esporte geralmente gostam de sentir os limites do corpo e de estar diante do perigo.

Entende-se que a exposição aos riscos por meio dos esportes pode ser característica de um sujeito que precisa de um padrão de vida mais intenso para se sentir efetivamente vivo.A prática de esportes radicais, o ato de experimentar limites, pode trazer benefícios para os participantes.

Provoca sentimento de potência, de possibilidade e de força frente à vida. As pessoas podem tirar dessa prática a mensagem de que são capazes de superar seus limites e de ser mais forte e resistente aos problemas e perigos do cotidiano. Para Bianca Armani, 26, enfrentar novos desafios faz a vida valer pena. Para sentir novas emoções e sensações, é preciso sair da zona de conforto, descobrir do que se é capaz e até onde pode chegar. “Buscar essa dinâmica dentro dos esportes é uma maneira divertida de fazer isso.” Segundo ela, é possível ficar treinado para encarar desafios necessários da rotina.

Inspire-se

Por que pratica esportes radicais?
Porque faz parte da minha essência. Gosto de me manter em movimento, ter contato com a natureza, de desafios, de ver onde e como eu posso chegar. Corremos riscos o tempo todo. Então, isso não pode me impedir de fazer o que quero.

O que lhe proporciona?
Sensação de liberdade. De ser capaz de enfrentar desafios, e ter gosto por eles. É como se tudo estivesse certo daquela maneira. Não há estresse, nem preocupações. Se der medo, você aprende a lidar e então percebe que é desnecessário. Inevitavelmente, se presta atenção no momento presente (e isso é importante), deixa fluir a endorfina e a adrenalina. De uma maneira mais particular, os esportes radicais fazem eu me sentir bem dentro do meu corpo e por tê-lo como veículo para usufruir daquela experiência. Sou profundamente grata a ele. Por isso, faço o possível para mantê-lo saudável.

Como concilia com a rotina?
Não gosto de rotina. Praticar esportes faz eu me sentir fora dela. Por isso, sempre faço o possível para encaixar uma atividade no meio das obrigações cotidianas.

Como iniciou a prática de esportes radicais?
Sempre gostei de atividades esportivas. Dentro do possível, procurava me manter na área. Um dia, a academia onde malho organizou uma trilha noturna, e eu fui. A partir disso, conheci outras pessoas do ramo e entrei no grupo de aventuras ZendorAdventure. Também comecei a praticar rappel, raffting, trilhas, trilhadas, pêndulo e tirolesa. Neste verão, será a vez do surf e da canoagem.

Aconselharia as pessoas a praticar também?
Com certeza. É preciso sair da zona de conforto para saber quem se realmente é. O ser humano, assim como todas as coisas no universo, é feito de energia. E para garantir o bom funcionamento é preciso estar em movimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais