As novas presidências das câmaras de vereadores de Forquetinha, Santa Clara do Sul, Progresso e Cruzeiro do Sul foram definidas nos últimos dias. Enquanto na primeira, a escolha foi feita nesta semana, as outras duas haviam ocorrido antes do Natal.
Em Santa Clara do Sul, a câmara terá Claiton Wickert (PTB) na presidência. Ele foi aclamado ao lado do vice-presidente Mauro Heinen (PTB) e de Edson Mallmann (PTB) como secretário. Eles já comandam a primeira sessão, prevista para 3 de fevereiro.
Durante a sessão, os parlamentares aprovaram a autorização para construção de calçada na ERS-413. Os serviços serão feitos entre a rótula de acesso e a divisa com Lajeado. O passeio será executado conforme a disponibilidade de recursos.
O feriado municipal foi alterado do dia 11 de agosto para 18 de março, no período da Festa das Flores. Os vereadores validaram a adesão ao programa Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes) e a denoninação de José Jacó Träsel para via entre a avenida 28 de Maio e o fim do perímetro urbano.
Também foi instituído o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Com ele, ficam estabelecidas ações e medidas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo e disposição final dos resíduos sólidos, além da drenagem e manejo das águas pluviais. O desenvolvimento ocorre nos próximos 20 anos e será financiado por um convênio entre o G8 e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Eleitos
Forquetinha teve Ademir Paulo Becker (PP) escolhido presidente. O vice-presidente é Vianei André Noll (PP) e Gladistone da Silva (PSDB) como secretário. Em Cruzeiro do Sul, a aclamação foi pela chapa presidida por Anastácia Zart (PT). Com a escolha, João Dullius (PMDB) será o vice-presidente. Darci Dedoben (PMDB) foi escolhido presidente em Progresso. Durante o ano, ele será auxiliado pelo vice-presidente Gilberto Nicaretta (PP) e pelo secretário Clovis Battisti (PT).