“É preciso ter racionalidade  nos investimentos”

Negócios

“É preciso ter racionalidade nos investimentos”

Entre as metas, estão: fortalecer a agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos, apoiar as cooperativas e Emater e orientar o produtor. Segundo Minetto, é preciso aumentar a industrialização da matéria-prima. Para a próxima safra, recomenda cautela na hora de investir e racionalidade na aplicação dos insumos.

“É preciso ter racionalidade  nos investimentos”

Natural de Caiçara, , Tarcisio Minetto aplica na secretaria a familiaridade com o interior e a experiência de 30 anos de trabalho e formação acadêmica ligada ao setor. Entre as metas, está o fortalecimento da agricultura familiar no estado, fundamental para produção de alimentos.

De acordo o Censo do IBGE de 2006, as propriedades rurais familiares representam 86% dos 431 mil estabelecimentos do RS e têm participação de 74,4% do pessoal ocupado no campo no país.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 70% dos alimentos que vão para o prato do brasileiro vêm da agricultura familiar. “Precisamos incrementar a industrialização da matéria-prima. O modelo empregado pelas cooperativas é um exemplo a ser seguido.”

Para a próxima safra, recomenda ao produtor buscar orientação técnica para aplicar da melhor forma o crédito ofertado e os insumos usados na lavoura. “É preciso estar bastante atento ao mercado e avaliar cuidadosamente os preços.”

A Hora – O modelo cooperativista é um exemplo a ser fortalecido para melhorar a renda da agricultura familiar e enfrentar a crise econômica?

Tarcisio José Minetto – Sem dúvidas, o cooperativismo é um exemplo que deve ser seguido e replicado, pois é um modelo integrado, que une esforços de diferentes atores com um objetivo comum. Temos no estado uma série de exemplos de cadeias produtivas que se fortaleceram em torno de cooperativas, que hoje são motores do desenvolvimento local e regional, contribuindo para o crescimento do estado e do país.

Quais os meios para incrementar a industrialização da matéria-prima?

Minetto – Uma das formas de aumentar a industrialização é pensar de forma coletiva, com redes de intercooperação. Como exemplo, neste mês participamos da inauguração das instalações do primeiro condomínio associativo da América Latina para produção de leite com ordenha robotizada, em Nova Bréscia, na Região dos Vales. Também temos exemplos na produção de frango e outras matérias-primas.

Como promover a sustentabilidade das cadeias produtivas?

Minetto – A sustentabilidade abrange os pilares econômico, social e ambiental, e cada qual exige cuidados específicos. Então, temos de promover a gestão de riscos dos gargalos. Todos têm responsabilidade e devem ter consciência de que é preciso preservar e conservar o ambiente, seja o produtor rural, a indústria e o Estado.

Tecnologia é ferramenta básica da agricultura para garantir alimentos e de que forma podemos aproximar o produtor dos centros de pesquisas?

Minetto – É possível levar informações sobre novas tecnologias e processos ao agricultor por meio de dias de campo ou visitas a experiências exitosas. Podemos aproximar o agricultor por meio da extensão rural, feita por meio dos técnicos da Emater ou de cooperativas agropecuárias. Os técnicos têm de fazer essa relação direta para o agricultor, e o esse também precisa de recursos e disponibilidade para aplicação dessas tecnologias. Citando novamente o condomínio para produção de leite em Nova Bréscia, o empreendimento recebeu financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O produtor também deve ter iniciativa para participar de ações, ter integração de propósitos com governo e cooperativas e fazer investimentos.

Como fortalecer a cadeia leiteira e aumentar a segurança de quem produz?

Minetto – A cadeia leiteira se fortalece com uma série de ações, que dependem tanto do poder público quanto dos produtores rurais, das cooperativas e das indústrias. Temos de qualificar cada vez mais nossos produtores, com assistência técnica, melhoramento genético e sanidade animal. A nossa conveniada Emater realiza projetos de irrigação, que melhoram a pastagem e influenciam na produtividade dos rebanhos. Aqui na secretaria, temos programa de melhoria de infraestrutura rural e a busca de melhoria na infraestrutura de energia. Também temos de estar cientes de que o fortalecimento da cadeia depende das condições de mercado, de preço.

Considerações finais

Minetto – A principal recomendação é que o agricultor tenha racionalidade nos investimentos e no uso dos insumos, que tiveram custo aumentado em razão do câmbio. Então, é preciso estar bastante atento ao mercado e avaliar os preços com cuidado. Obviamente que tudo depende da produção e da produtividade, tendo ainda o tempo como fator-chave para o resultado. Nesse caso, o agricultor deve observar recomendações técnicas como: zoneamento agrícola de risco climático, culturas recomendadas e controle de pragas, entre outras.

Acompanhe
nossas
redes sociais