Postes caem e interrompem serviços

Bom Retiro do Sul

Postes caem e interrompem serviços

No bairro São João, moradores ficaram sem telefone e internet por dez dias

Postes caem e interrompem serviços
oktober-2024

A precariedade dos postes que sustentam rede de telefonia fixa preocupa moradores e gera prejuízos aos comerciantes. Há dez dias um poste de madeira caiu com a força do vento na avenida Senador Pinheiro Machado, bairro São João, e deixou moradores sem telefone e internet. A Oi, responsável pelo serviço, realizou a troca ontem de manhã.

O empresário Sadi Cândido tem loja de materiais de construção no bairro faz 20 anos. A instabilidade da telefonia prejudica os negócios que ocorrem em grande parte via telefone. Na última queda de poste, o serviço foi interrompido por um dia, mas a insatisfação com a operadora persiste ao longo do ano. A sugestão é atendimento mais rápido para reestabelecer o sinal. “Os postes estão todos podres e durante o mês, no mínimo, dez dias ficamos sem telefone.”

O advogado Darci José Wermann, 52, trocou a prestadora do serviço devido à falta de manutenção e à instabilidade. O perigo registrado agora é de um poste cair sobre algum carro ou pessoa. Os objetos que caem são reerguidos e ficam suscetíveis a novas quedas. A sugestão é que troquem por material resistente, como concreto, diz.

Empresas protelam manutenção

Em Imigrante, os problemas com a Oi e a AES Sul preocupam os comerciantes. A fatura mensal chega com regularidade, mas o serviço oferecido deixa a desejar. As empresas responsáveis não realizam manutenção periódica nos postes. A substituição ocorre em casos extremos, quando não se pode mais reutilizar.

Na entrada da cidade, ao lado da Metalúrgica Hassmann, um poste caído sobre a pista interrompeu o fluxo de veículos por dois dias. Ele foi reerguido e preso a uma escora de madeira. Em Daltro Filho, a comunidade ficou dez dias sem telefone devido à queda de um poste.

Investimento garante qualidade

A cooperativa de energia elétrica Certel trocou todos os postes de madeira. O material de concreto foi colocado nos 47 municípios atendidos no vales do Taquari, Caí, Paranhama e Rio Pardo e na Serra Gaúcha. A qualificação de mais de 65 mil suportes beneficia 60 mil associados. A meta foi concluída em fevereiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais