Campanha procura doadores de medula

Arroio do Meio

Campanha procura doadores de medula

Criança de 4 anos luta contra a leucemia e precisa de um transplante para viver

Por

Campanha procura doadores de medula

Filho de Paulo Jair Linck e Angelina Porsche Linck, o menino Jeferson, 4, foi diagnosticado com leucemia em fevereiro. Frente à evolução da doença, a família, com a ajuda da Secretaria de Saúde do município, iniciou uma campanha para encontrar um doador compatível. Na próxima segunda-feira, às 5h30min, um ônibus leva a Porto Alegre possíveis doadores para fazer o exame de compatibilidade.

“Precisamos de alguém para realizar o transplante o mais rápido possível”, enfatiza o pai. Conforme ele, a cirurgia é urgente. Eles temem que a demora comprometa a saúde do menino. Em 2014, os pais de Jeferson perceberam feridas na cabeça do menino. O diagnóstico feito pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre confirmou a doença.

De fevereiro até este mês, Jeferson precisou ser internado mais de dez vezes na capital. O tratamento, que envolve consultas com médicos especialistas e medicamento importado, é custeado pelo SUS. Apesar da dificuldade, o pai da criança mantém a esperança. Em uma estimativa inicial, a Secretaria de Saúde acredita que pelo menos 30 pessoas irão a Porto Alegre para fazer o teste de compatibilidade.

Sobre a leucemia

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela contém as células mães responsável pela fabricação das células sanguíneas. A busca por doador de medula óssea é difícil. Entre irmãos, a compatibilidade chega a 25%. No caso dos pais, cai para 5%.

A chance de encontrar um doador compatível em um banco de medula é de uma em cem mil, conforme dados da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). No exame, será feita a coleta de sangue. Com o material biológico, é analisada a compatibilidade para o transplante.

Como ajudar

Interessados podem contatar pelo (51) 9901-1825 ou (51) 9877-7792 (com Maria Helena Matte) ou pelo agendasaude@arroiodomeiors.com.br. O ônibus custeado pelo Executivo sai de Arroio do Meio pela ERS-130, com paradas no Posto Santo André e na Fruki, em Lajeado, na passarela, em Estrela, no trevo de Bom Retiro do Sul e na Brigada Militar, em Fazenda Vilanova.

Acompanhe
nossas
redes sociais