Univates está entre as melhores do estado

Lajeado

Univates está entre as melhores do estado

Reitoria busca transformar o centro em universidade. Processo deve durar dois anos

oktober-2024

O Centro Universitário Univates foi avaliado pelo quarto ano consecutivo como uma das três instituições privadas do RS com melhor desempenho avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição, ao lado da Unisinos e da PUCRS, figura como referência em qualidade de ensino. Os resultados das avaliações de cursos de Ensino Superior referentes ao ano de 2014 foram divulgados recentemente pelo MEC.

Conforme o Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição, a Univates mantém o conceito 4 – em uma escala de 1 a 5. Dos 16 cursos avaliados, 56% obtiveram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), e 93,75% ficaram com conceito acima de 3.

Neste ciclo do MEC, foram avaliados os cursos de engenharias e licenciaturas. A avaliação permite à Univates o requisito para se tornar definitivamente uma universidade, processo já iniciado pela instituição neste semestre, com protocolo de solicitação de alteração encaminhado ao Conselho Nacional de Educação e ao MEC.

Em dezembro, a aprovação do doutorado em Biotecnologia foi o último requisito necessário para solicitar a transição para universidade. O processo pode demorar até dois anos para obtenção de resposta. Segundo o reitor da Univates, Ney José Lazzari, esse é um passo importante e a decisão foi bem planejada. “Durante estes 16 anos como Centro Universitário, a Univates esteve muito certa de sua missão, de sua estratégia e de seu papel enquanto centro universitário.”

Segundo Lazzari, a Univates agora passa para um novo momento. “A decisão de ser universidade já estava debatida e amadurecida e encaminharíamos o processo em 2016. Mas, devido à insegurança sobre a questão política do país, resolvemos encaminhá-lo ainda em 2015. Os conceitos que a Univates vem obtendo pelo MEC e o crescente investimento em pesquisa e transferência tecnológica nos dão a solidez para dar esse passo ainda mais desafiador”, comenta.

Detalhes dos indicadores

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de Ensino Superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O CPC avalia os cursos superiores e determina a renovação de reconhecimento de um curso de graduação. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. Todos os indicadores variam entre 1 e 5, no máximo.

Acompanhe
nossas
redes sociais